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01.
(RM-2/2016) Em que opção a concordância
verbal está correta, de acordo com a norma padrão?
a) Os aspirantes haverão de estar esperando o Comandante no paiol.
b) Não sehouve (houveram) bem nos exercícios de ontem os candidatos do pelotão C.
c)Houveram (Houve) muitas festas comemorativas com a
presença do Presidente.
d) Naquele navio à noite,hão (há) de haver (existir) excelentes oficiais de serviço.
e) Todos sabiam quehavia (haviam) de existir nas eleições maus candidatos.
a) Os aspirantes haverão de estar esperando o Comandante no paiol.
b) Não se
c)
d) Naquele navio à noite,
e) Todos sabiam que
02.
(RM-2/2016)
Assinale a opção em que a concordância verbal está correta, tendo em vista a
norma padrão.
a)
Houve
alguns problemas durante o curso.
b)
Era Eram dez horas quando decidiu ir embora.
c)
Fazem (Faz) três anos que terminei a faculdade.
d)
Existe (Existem) diferentes
soluções para o problema.
e)
Precisam-se (Precisa-se) de
novos trabalhadores no setor.
03.
(ESA/1975) A concordância do verbo
"haver" está correta na frase:
(A)
Sempre haverão (haverá) problemas dessa natureza.
(B)
Hão (Há) de haver muitas novidades.
(C)
Eles já haviam chegado.
(D)
Houveram (Houve) muitas lutas.
04.
(ESA/1975) Apresenta erro de concordância
verbal:
(A) Tudo são alegrias. (concordância com o predicativo)
(ou: Tudo é alegrias. – concordância com o sujeito)
(B) Escrevem-se livros muito bons.
(Livros muito bons são escritos)
(C) Os Estados Unidos são um grande país.
Ex.: Estados Unidos é parceiro do Brasil.
Minas Gerais é um estado brasileiro.
(D)Fazem (Faz) três anos que cheguei aqui.
(A) Tudo são alegrias. (concordância com o predicativo)
(ou: Tudo é alegrias. – concordância com o sujeito)
(B) Escrevem-se livros muito bons.
(Livros muito bons são escritos)
(C) Os Estados Unidos são um grande país.
Ex.: Estados Unidos é parceiro do Brasil.
Minas Gerais é um estado brasileiro.
(D)
05.
(ESA/1976) Assinale o período que não
admite as duas possibilidades de concordância verbal apresentadas:
(A) Tudo é ou são alegrias.
(B) Saímos ou saí eu e meu irmão (= nós).
(sujeito composto após o verbo – existe a concordância atrativa – pode-se concordar com o núcleo mais próximo)
(C) Quais de vós saireis ou sairão?
(Quais de vós saireis? / Quais de vós sairão?
(D) Perto de dez alunos faltaram oufaltou.
(Mais de um aluno faltou.)
(A) Tudo é ou são alegrias.
(B) Saímos ou saí eu e meu irmão (= nós).
(sujeito composto após o verbo – existe a concordância atrativa – pode-se concordar com o núcleo mais próximo)
(C) Quais de vós saireis ou sairão?
(Quais de vós saireis? / Quais de vós sairão?
(D) Perto de dez alunos faltaram ou
(Mais de um aluno faltou.)
06.
(ESA/1982) Assinale a opção em que há erro
de concordância verbal:
a) Não deveria haver tantas brigas entre os pombos.
b) Chegaram ontem cerca de vinte pessoas.
c) A maioria dos candidatos compareceu (ou compareceram) ao exame.
d) Não meinteressa
(interessam) os teus problemas.
a) Não deveria haver tantas brigas entre os pombos.
b) Chegaram ontem cerca de vinte pessoas.
c) A maioria dos candidatos compareceu (ou compareceram) ao exame.
d) Não me
07.
(ESA/1983) Marque a alternativa que
apresenta erro de concordância:
a) Alguns esbarravam nos cavalos.
b) No meio da boiadahaviam (havia)
caldeiros.
c) Existiam cercas nas laterais.
d) (Ele) Viu a brabeza dos olhos.
a) Alguns esbarravam nos cavalos.
b) No meio da boiada
c) Existiam cercas nas laterais.
d) (Ele) Viu a brabeza dos olhos.
08.
(ESA/1984) Poderíamos escrever também,
obedecido às regras de concordância verbal:
(A) aindaexiste (existem) milagres;
(B) ainda devehaverem milagres;
(C) ainda deve haver milagres;
(D) ainda devem haver (o haver no sentido de existir, sendo o verbo principal de uma locução verbal, contamina o auxiliar, que fica no singular) milagres.
(A) ainda
(B) ainda deve
(C) ainda deve haver milagres;
(D) ainda devem haver (o haver no sentido de existir, sendo o verbo principal de uma locução verbal, contamina o auxiliar, que fica no singular) milagres.
Ex: Deve/Pode/Costuma/Há de
haver sobreviventes do terremoto.
09.
(ESA/1983) No texto lemos "...fiquei
entre a vida e a morte." (linha 4). A concordância verbal não estaria
correta em:
A) Ela e eu (= Nós) ficamos entre a vida e a morte.
B) Tu e eu (= Nós) ficamos entre a vida e a morte.
C) Tu e ela (= Vocês)ficamos
(ficaram)
entre a vida e a morte.
D) Eu e tu (= Nós) ficastes (ficamos) entre a vida e a morte.
A) Ela e eu (= Nós) ficamos entre a vida e a morte.
B) Tu e eu (= Nós) ficamos entre a vida e a morte.
C) Tu e ela (= Vocês)
D) Eu e tu (= Nós) ficastes (ficamos) entre a vida e a morte.
10.
Assinale a frase com erro de concordância verbal.
a)
Houve diversas alterações.
b)
Ainda existem dificuldades.
c) Não haveriam, temos certeza, tantas
decepções.
(Haver no sentido de existir não tem sujeito e fica no singular)
(Haver no sentido de existir não tem sujeito e fica no singular)
d)
Ainda haverá problemas.
11. Indique
a opção que apresenta uma concordância verbal indevida.
a.
Poderá haver demissões.
b.
Não costuma haver reprovações.
c. Deve existir ali pessoas sensatas.
(Devem existir – o verbo existir é “comum”, possui sujeito)
(Devem existir – o verbo existir é “comum”, possui sujeito)
d.
Existe um erro e um acerto.
(sujeito composto após o verbo – admite-se a concordância atrativa;
Obs.: Existem um erro e um acerto – certo;
Um erro e um acerto existem – certo;
Um erro e um acerto existe – errado.)
(sujeito composto após o verbo – admite-se a concordância atrativa;
Obs.: Existem um erro e um acerto – certo;
Um erro e um acerto existem – certo;
Um erro e um acerto existe – errado.)
12. Assinale
o erro de concordância verbal.
a) Há de
haver falhas.
b) Hão de
existir melhores condições de trabalho.
c) Já faz dois dias que não durmo.
c) Já faz dois dias que não durmo.
d) Espero que hajam novas oportunidades.
13. Assinale
o erro de concordância verbal.
a) Perdeu-se
todo o lote.
(se – partícula apassivadora = Todo o lote foi perdido – Sujeito: todo o lote)
(se – partícula apassivadora = Todo o lote foi perdido – Sujeito: todo o lote)
b) Faz-se
chaves. – Fazem-se
chaves.
(se – partícula apassivadora = Chaves são feitas – Sujeito: chaves)
(se – partícula apassivadora = Chaves são feitas – Sujeito: chaves)
c) Acharam-se
os documentos.
(se – partícula apassivadora = Os documentos foram achados – Sujeito: os documentos)
(se – partícula apassivadora = Os documentos foram achados – Sujeito: os documentos)
d) Necessita-se
de
ajudantes.
(Se – índice de indeterminação do sujeito – sujeito indeterminado;
verbo fica no singular;
de ajudantes – objeto indireto)
(Se – índice de indeterminação do sujeito – sujeito indeterminado;
verbo fica no singular;
de ajudantes – objeto indireto)
14. Assinale
o erro de concordância verbal.
a) Compram-se
jornais velhos.
(se – partícula apassivadora = Jornais velhos são comprados – Sujeito: jornais velhos)
(se – partícula apassivadora = Jornais velhos são comprados – Sujeito: jornais velhos)
b) Já
não se lê revistas como antigamente. - Já não se leem revistas como antigamente.
(se – partícula apassivadora = Revistas já não são lidas como antigamente – Sujeito: revistas)
c) Já não se lê como antigamente.
(Se – índice de indeterminação do sujeito – generalização – sujeito indeterminado – verbo no singular)
d) Escreviam-se belas cartas.
(se – partícula apassivadora = Revistas já não são lidas como antigamente – Sujeito: revistas)
c) Já não se lê como antigamente.
(Se – índice de indeterminação do sujeito – generalização – sujeito indeterminado – verbo no singular)
d) Escreviam-se belas cartas.
(se – partícula apassivadora = Belas cartas eram escritas – Sujeito:
belas cartas)
15. Assinale a frase perfeita quanto à concordância verbal.
15. Assinale a frase perfeita quanto à concordância verbal.
a) Que se
coloque (coloquem) os
cartazes agora mesmo.
(se – partícula apassivadora = Que os cartazes sejam colocados agora mesmo – Sujeito: os cartazes)
(se – partícula apassivadora = Que os cartazes sejam colocados agora mesmo – Sujeito: os cartazes)
b) Pede-se (Pedem-se) explicações.
(se – partícula apassivadora = Explicações são pedidas – Sujeito: explicações)
(se – partícula apassivadora = Explicações são pedidas – Sujeito: explicações)
c) Levantar-se-á
(Levantar-se-ão) as
paredes.
(se – partícula apassivadora = As paredes serão levantadas – Sujeito: as paredes)
(se – partícula apassivadora = As paredes serão levantadas – Sujeito: as paredes)
d) Aqui se obedece às leis.
(Se – índice de indeterminação do sujeito – generalização – sujeito indeterminado – verbo no singular;
às leis – objeto indireto)
(Se – índice de indeterminação do sujeito – generalização – sujeito indeterminado – verbo no singular;
às leis – objeto indireto)
16. Assinale
a frase que contraria a norma culta quanto à concordância verbal.
a) Sou eu
que pergunto. (Sou eu que
pergunta – errado)
b) Sou eu
quem pergunta. (ou Sou eu quem
pergunto.)
c) Fazem
cinco anos os garotinhos.
(= Os garotinhos fazem cinco anos.)
d) Inúmeros problemasestão havendo (está havendo) aqui. = Está havendo
(estão existindo) inúmeros problemas aqui.
(= Os garotinhos fazem cinco anos.)
d) Inúmeros problemas
17. Está
errada a concordância verbal em:
a) O sino
da matriz bateu cinco horas.
(O sino da matriz – sujeito)
b) Trabalharei eu, tu e ele.
(sujeito composto após o verbo aceita a concordância atrativa; ou Trabalharemos nós)
(O sino da matriz – sujeito)
b) Trabalharei eu, tu e ele.
(sujeito composto após o verbo aceita a concordância atrativa; ou Trabalharemos nós)
c) Voltastes tu e eu.
(tu e eu = nós – Voltamos nós ou Voltaste tu e eu;
Obs.: Voltastes tu e ele – certo)
(tu e eu = nós – Voltamos nós ou Voltaste tu e eu;
Obs.: Voltastes tu e ele – certo)
d) No
relógio da praça, já bateram dez horas.
(Dez horas –
sujeito)
18. Assinale o erro de concordância verbal.
a) Trabalhava
a menina e eu.
(ou trabalhavam a menina e eu)
(ou trabalhavam a menina e eu)
b) Têm-se
contado boas histórias.
(se – partícula apassivadora = Boas histórias têm sido contadas – Sujeito: boas histórias)
(se – partícula apassivadora = Boas histórias têm sido contadas – Sujeito: boas histórias)
c) Eram
eles quem discursaria.
(Ou: Eram eles quem discursariam)
(Ou: Eram eles quem discursariam)
d) Os
Lusíadas, grande obra de Camões, pertence à literatura universal.
(Polêmico: há
quem aceite só no singular, há quem aceite só no plural e há quem aceite as
duas formas)
Sem gabarito definitivo...
Sem gabarito definitivo...
19. Assinale a frase que não
está de acordo com a língua padrão.
a) Quais de vós sereis promovidos?
(ou Quais de vós serão promovidos?)
b) Qual dentre nós será aproveitado?
c) Cada um deles disse isso.
d) Algum deles, apesar das dificuldades encontradas e de todos os problemas não resolvidos, vieram (veio) cedo.
a) Quais de vós sereis promovidos?
(ou Quais de vós serão promovidos?)
b) Qual dentre nós será aproveitado?
c) Cada um deles disse isso.
d) Algum deles, apesar das dificuldades encontradas e de todos os problemas não resolvidos, vieram (veio) cedo.
20. Assinale
a frase cujo verbo poderia estar também no plural.
a) Jamais
haverá discussões.
b) O povo
aplaudia.
c) Luta-se
por dias melhores.
d) Um e outro artista gostaria (ou gostariam) de assinar
tal trabalho.
(Quando o sujeito for constituído pelas
expressões: um e outro, nem um nem outro... - o verbo poderá ficar no singular ou no plural.
Ex.: Um e outro já veio. / Um e outro já vieram.)
Ex.: Um e outro já veio. / Um e outro já vieram.)
21. Só está
correta a concordância da frase:
a) Aquilo seriam novidades.
(concordância com o predicativo)
(concordância com o predicativo)
b) As
esperanças são sempre ele.
(Ele é sempre as esperanças)
(Ele é sempre as esperanças)
c) Já são
uma hora e cinquenta minutos.
(Já é uma hora...)
d) Duzentos reaissão muito pouco.
(Duzentos reais é...)
(Já é uma hora...)
d) Duzentos reais
(Duzentos reais é...)
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