Esta é uma das apostilas que utilizo em sala de aula no Leal Concursos. Note a quantidade e, principalmente, a qualidade das questões e dos exemplos suplementares.
Aqui não prometemos fórmulas mirabolantes nem bizus de outras galáxias. Prometemos, isso sim, o que você pode constatar nesse material: muitos, mas muitos exercícios mesmo, para que todos, principalmente aqueles alunos "sem base" possam ter chances reais de aprender, evoluir e passar. Novas turmas iniciando a partir de 6/1. Nossas turmas são pequenas, praticamente aula particular. Venha nos conhecer sem compromisso para constatar que nossa preparação é #Incomparável!
Aqui não prometemos fórmulas mirabolantes nem bizus de outras galáxias. Prometemos, isso sim, o que você pode constatar nesse material: muitos, mas muitos exercícios mesmo, para que todos, principalmente aqueles alunos "sem base" possam ter chances reais de aprender, evoluir e passar. Novas turmas iniciando a partir de 6/1. Nossas turmas são pequenas, praticamente aula particular. Venha nos conhecer sem compromisso para constatar que nossa preparação é #Incomparável!
Leal Concursos – #Incomparável – Prof.
Bruno Leal
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Concordância
– apostila 2
1.
Assinale a
frase com erro de concordância verbal.
a)
Houve
diversas alterações.
b)
Ainda
existem dificuldades.
c)
Não haveriam,
temos certeza, tantas decepções.
d)
Ainda haverá
problemas.
O verbo haver, com o sentido de existir ou indicando tempo, não admite plural. Isso é respeitado nas letras a e d. Na letra b, o verbo é existir, que vai normalmente ao plural. O gabarito é a letra c, porque se poderia fazer a troca para "Não existiriam".
Nesse caso, o verbo haver não se flexiona. Diga-se, então, "Não haveria..."
2.
Indique a
opção que apresenta uma concordância verbal indevida.
a)
Poderá haver
demissões.
b)
Não costuma
haver reprovações.
c)
Deve existir
ali pessoas sensatas.
d)
Existe um erro e um
acerto.
As opções a e b estão corretas pois o
auxiliar do verbo haver está no singular. O gabarito é a letra c porque
o auxiliar de existir deve ir ao plural, caso o sujeito esteja no
plural. O sujeito da oração é pessoas sensatas, plural. Na letra d,
não há erro uma vez que foi feita uma concordância atrativa com o primeiro
núcleo do sujeito composto.
Obs.: Os alunos do LC haverão
de conquistar a vaga. (certo)
Há de haver aprovações esse ano. (certo)
Hão de existir aprovações esse ano. (certo)
“(Eu) Hei de torcer até morrer...” (certo)
“... por isso é que tu és e hás de ser nosso imenso prazer...” (certo)
Há de haver aprovações esse ano. (certo)
Hão de existir aprovações esse ano. (certo)
“(Eu) Hei de torcer até morrer...” (certo)
“... por isso é que tu és e hás de ser nosso imenso prazer...” (certo)
a)
Há de haver
falhas.
b)
Hão de
existir melhores condições de trabalho.
c)
Já faz dois
dias que não durmo.
d)
Espero que
hajam novas oportunidades.
O auxiliar de haver, sendo este impessoal, não vai ao plural; já o auxiliar de existir deve concordar com o sujeito. Por isso, estão corretas as duas primeiras frases. Na terceira, que está correta, temos o verbo fazer indicando tempo decorrido (observe que ele está seguido de uma oração começada por que). A resposta é, portanto, a letra d, pois o verbo equivale a existir (existam), devendo ficar no singular: "Espero que haja novas oportunidades."
Obs.: Faz (oração sem sujeito)
cinco anos que não vejo minha mãe. (certo)
Fazem 19 anos de casados meus amigos Andrea e Gílson (sujeito).
Fazem 19 anos de casados meus amigos Andrea e Gílson (sujeito).
(certo)
Ex. 2: Meus alunos se houveram
(= foram) bem na prova. (certo)
Ex. 3: Chefinho se houve (= foi) bem durante o exame. (certo)
Ex. 3: Chefinho se houve (= foi) bem durante o exame. (certo)
4.
Assinale o
erro de concordância verbal.
a)
Perdeu-se
todo o lote. (VTD → aceita a voz passiva)
b)
Faz-se
chaves. (VTD
→ aceita a voz passiva)
c)
Acharam-se
os documentos. (VTD → aceita a voz passiva)
d)
Necessita-se
de ajudantes. (VTI → NÃO aceita a voz passiva)
a) Todo o lote foi perdido.
(certo)
b) Chaves são feitas. → Fazem-se chaves.
c) Os documentos foram achados. (certo)
d) O se é índice de indeterminação do sujeito → verbo no singular. (certo)
b) Chaves são feitas. → Fazem-se chaves.
c) Os documentos foram achados. (certo)
d) O se é índice de indeterminação do sujeito → verbo no singular. (certo)
Obs.: Acharam-se os documentos. →
Os documentos foram achados → os documentos é o sujeito;
Acharam os documentos. → sujeito indeterminado
Acharam os documentos. → sujeito indeterminado
5.
Assinale o
erro de concordância verbal.
a)
Compram-se jornais
velhos. (VTD
→ aceita a voz passiva)
b)
Já não se lê
revistas como antigamente. (VTD → aceita a voz passiva)
c)
Já não se lê
como antigamente. (verbo intransitivo → não aceita a voz passiva → generalização → sujeito
indeterminado)
d)
Escreviam-se
belas cartas. (VTD → aceita a voz passiva)
a) Jornais velhos são comprados. (certo)
b) Revistas já não são lidas como
antigamente. → Já não se leem revistas como antigamente.
c) O se é índice de
indeterminação do sujeito. (certo)
d) Belas cartas eram escritas.
(certo)
Obs.: Colocaram espantalhos
(objeto direto) no milharal.
(sujeito indeterminado);
Colocaram-se espantalhos (sujeito) no milharal. →
Espantalhos (sujeito) foram colocados no milharal.
(sujeito indeterminado);
Colocaram-se espantalhos (sujeito) no milharal. →
Espantalhos (sujeito) foram colocados no milharal.
Outros exemplos de generalização:
Ex. 1: Ama-se a Deus na nossa família. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 2: Ama-se Deus na nossa família → Deus é amado na nossa família → se é partícula apassivadora;
Ex. 3: Come-se bem neste restaurante. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 4: Estuda-se muito no LC. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 5: Estuda-se muito português no LC. → Português é muito estudado no LC → partícula apassivadora.
Ex. 1: Ama-se a Deus na nossa família. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 2: Ama-se Deus na nossa família → Deus é amado na nossa família → se é partícula apassivadora;
Ex. 3: Come-se bem neste restaurante. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 4: Estuda-se muito no LC. → se é índice de indeterminação do sujeito → sujeito indeterminado;
Ex. 5: Estuda-se muito português no LC. → Português é muito estudado no LC → partícula apassivadora.
a)
Que se
coloque os cartazes agora mesmo! (VTD → aceita a voz passiva)
b)
Pede-se
explicações. (VTD → aceita a voz passiva)
c)
Levantar-se-á
as paredes. (VTD → aceita a voz passiva)
d)
Aqui se
obedece às leis. (VTI → NÃO aceita a voz passiva)
a) Que os cartazes sejam
colocados agora mesmo! → Que se coloquem...
b) Explicações são pedidas. →
Pedem-se...
c) As paredes serão levantadas. → Levantar-se-ão as paredes.
c) As paredes serão levantadas. → Levantar-se-ão as paredes.
d) O se é índice de
indeterminação do sujeito → verbo no singular (certo)
a)
Sou eu que
pergunto.
b)
Sou eu quem
pergunta.
c)
Fazem cinco
anos os garotinhos.
d)
Inúmeros
problemas estão havendo aqui.
a) Certo;
b) Certo, admitindo uma segunda forma: Sou eu quem pergunto.
Ex.: Sou eu quem mando/manda.
Sou eu quem falo/fala.
Sou eu quem ajudo/ajuda.
Sou eu que manda/fala/ajuda. (errado)
b) Certo, admitindo uma segunda forma: Sou eu quem pergunto.
Ex.: Sou eu quem mando/manda.
Sou eu quem falo/fala.
Sou eu quem ajudo/ajuda.
Sou eu que manda/fala/ajuda. (errado)
c) Certo, Os garotinhos fazem
cinco anos.
Ex.: Faz cinco anos que os garotinhos nasceram. → certo;
d) Está havendo aqui inúmeros problemas. → objeto direto, e não o sujeito
Ex.: Faz cinco anos que os garotinhos nasceram. → certo;
d) Está havendo aqui inúmeros problemas. → objeto direto, e não o sujeito
a)
O sino da
matriz bateu cinco horas.
b)
Trabalharei
eu, tu e ele.
c)
Voltastes tu
e eu.
d)
No relógio
da praça, já bateram dez horas.
a) Sujeito → o sino da matriz
(certo);
b) Eu, tu e ele = nós, pode ser também: Trabalharemos eu, tu e ele. (certo)
c) Tu e eu = nós → Voltamos tu e eu ou Voltaste tu e eu.
d) Dez horas já bateram no relógio da praça.
b) Eu, tu e ele = nós, pode ser também: Trabalharemos eu, tu e ele. (certo)
c) Tu e eu = nós → Voltamos tu e eu ou Voltaste tu e eu.
d) Dez horas já bateram no relógio da praça.
9.
Assinale o
erro de concordância verbal.
a)
Trabalhava a menina e eu.
b)
Têm-se
contado boas histórias.
c)
Eram eles
quem discursaria.
d)
Os Lusíadas, grande
obra de Camões, pertence à literatura universal.
a) Pode ser também: Trabalhávamos
a menina e eu.
b) Boas histórias têm sido contadas.
c) Pode ser também: Eram eles quem discursariam.
Mas: Eram eles que discursariam (certo);
Eram eles que discursaria. (errado)
b) Boas histórias têm sido contadas.
c) Pode ser também: Eram eles quem discursariam.
Mas: Eram eles que discursariam (certo);
Eram eles que discursaria. (errado)
d) Os Lusíadas pertencem...
(concordância com o artigo)
Ex. 1: Estados Unidos é um grande país;
Os Estados Unidos são um grande país;
Ex. 2: Minas Gerais é um estado brasileiro;
As Minas Gerais inspiram poetas até hoje.
10.
Assinale a
frase que não está de acordo com a língua padrão.
a)
Quais de vós
sereis promovidos?
b)
Qual dentre nós será
aproveitado?
c)
Cada um deles disse
isso.
d)
Algum deles,
apesar das dificuldades encontradas e de todos os problemas não resolvidos, vieram
cedo.
a) Pode ser também: Quais de vós
serão...
b) Certo;
b) Certo;
c) Certo;
d) Alguns deles vieram cedo.
d) Alguns deles vieram cedo.
Resp.: d
11.
Assinale a
frase cujo verbo poderia estar também no plural.
a)
Jamais
haverá discussões.
b)
O povo
aplaudia.
c)
Luta-se por
dias melhores.
d)
Um e outro artista
gostaria de assinar tal trabalho.
c) Lutar → verbo intransitivo → generalização → o se é índice de indeterminação do sujeito → verbo no singular
d) Um e outro aceita o verbo no
plural.
Resp.: d
Obs.: Silepse ou Concordância Ideológica → Ex.: O povo aplaudiam os discursos.
Os brasileiros somos guerreiros.
Obs.: Silepse ou Concordância Ideológica → Ex.: O povo aplaudiam os discursos.
Os brasileiros somos guerreiros.
12.
Só está
correta a concordância da frase:
a)
Aquilo seriam
novidades.
b)
As
esperanças são sempre ele.
c)
Já são
uma hora e cinquenta minutos.
d)
Duzentos
reais são muito pouco.
a) Aquilo seria ou seriam
novidades.
Aquilo seria → concordância com o sujeito;
Aquilo seria → concordância com o sujeito;
... seriam novidades →
concordância com o predicativo.
Ex.: Tudo é flores. / Tudo são flores.
Ex.: Tudo é flores. / Tudo são flores.
b) As esperanças é sempre ele.
Ex.: Sophia é minha filha. Ela é as alegrias da minha vida.
c) Já é uma hora e cinquenta minutos.
Obs.: Já são duas horas e um minuto. (certo)
Já é meio-dia e meia. (certo)
d) Duzentos reais é muito pouco.
Resp.: a
Obs.: Quinhentos metros é uma distância considerável.
Ex.: Sophia é minha filha. Ela é as alegrias da minha vida.
c) Já é uma hora e cinquenta minutos.
Obs.: Já são duas horas e um minuto. (certo)
Já é meio-dia e meia. (certo)
d) Duzentos reais é muito pouco.
Resp.: a
Obs.: Quinhentos metros é uma distância considerável.
A única frase correta é a da
letra a, pois sendo o sujeito aquilo a concordância pode ocorrer com ele ou com o
predicativo: seria ou seriam. Na b, a concordância tem de ser com o pronome
pessoal. Na c, o verbo indica tempo, devendo concordar com o numeral uma. Na d,
há uma ideia de quantidade, e o verbo ser não se flexiona; o certo é é muito
pouco.
13.
Marque o erro
de concordância verbal.
a)
Encontraram-se
as respostas.
b)
A maior
parte dos vizinhos colaboraram.
c)
Faltam
poucos dias para a prova.
d)
A presença de
tantos policiais armados provam que existe perigo.
a) As respostas foram
encontradas. (certo)
b) Pode ser também colaborou. (certo)
c) Certo
d) O núcleo do sujeito é presença → A presença prova.
b) Pode ser também colaborou. (certo)
c) Certo
d) O núcleo do sujeito é presença → A presença prova.
14.
Assinale a
frase que não admite a variação colocada nos parênteses.
a)
Os Corumbas,
de Amando Fontes, contam a dor dos retirantes.
(O livro Os Corumbas, de Amando
Fontes, conta a dor dos retirantes.)
b) Existem um fato e uma ideia.
(Existe um fato e uma ideia.)
c) Soaram oito horas.
(Soou oito horas no relógio da praça.)
d) Espera-se a maioria dos convidados.
(Esperam-se a maioria dos convidados.)
c) Soaram oito horas...
Obs.: O relógio da praça soou oito horas. → certo
Obs.: O relógio da praça soou oito horas. → certo
d) A maioria dos convidados é/são esperada/esperados.
15.
A
alternativa que se completa somente com a primeira palavra dos
parênteses é.
a)
Poucos de
nós.............. isso. (faríamos/fariam)
b)
..................-se
a loja e a sala. (pintou-se/pintaram-se)
c)
............
de haver pessoas sensatas ali. (Há/Hão)
d)
..................
nascer as plantas. (Parece/Parecem)
a) Os dois estão certos;
b) Os dois estão certos;
c) Só pode ser há de haver.
b) Os dois estão certos;
c) Só pode ser há de haver.
d) Parece nascerem as flores ou
Parecem nascer as flores.
Parece nascer ou Parecem nascerem → errado
Parece nascer ou Parecem nascerem → errado
Ex.: Parecem
existir vários aprovados / Parece existirem vários aprovados. → ambos certos.
Resp.: c
16.
(Câmara
Municipal/RJ) Entre as alterações processadas em passagens do texto, aquela que
contém erro de concordância verbal é:
a)
hão de
bastar os seguintes fatos.
b)
haviam-se
produzido variedades locais.
c)
o que disse
Estrabão e Santo Agostinho.
d)
inscrições
latinas que nos foram possíveis encontrar.
e)
línguas
independentes, a maioria das quais ainda hoje existe.
d) ... inscrições latinas as
quais nos foi possível encontrar. →
inscrições latinas nos foi possível encontrar → Foi possível nós encontrarmos inscrições latinas. → o que é objeto direto → o sujeito do foi é encontrar. = Foi possível a nós encontrar inscrições latinas.
inscrições latinas nos foi possível encontrar → Foi possível nós encontrarmos inscrições latinas. → o que é objeto direto → o sujeito do foi é encontrar. = Foi possível a nós encontrar inscrições latinas.
17.
Assinale a
opção em que o trecho do texto apresenta erro de concordância.
a)
O Programa
Contribuinte do Futuro foi uma ação de educação fiscal desenvolvida
entre 1971 e 1980.
b)
(O Programa) Conscientizava
os estudantes do primeiro grau em relação aos fundamentos do exercício da
cidadania.
c)
(O Programa) Reforçava a ideia da
participação popular como forma de construção de uma nação justa e igualitária.
d)
O programa
contou com ampla divulgação nos meios de comunicação e eram (era) avaliados
(avaliado)
por meio de concursos de redação e opiniões dos professores coletadas em
formulário próprio.
e)
Nos anos em
que atuou, como o programa recebeu amplo apoio do Ministério da Educação,
distribuiu 40 milhões de livros e atingiu 50 mil escolas.
Resp.: d
18.
(Banco do Brasil)
Concordância imperfeita:
a)
Encontraram-se
os enganos.
b)
Emitiram-se
novos cheques.
c)
Procederam-se
aos levantamentos.
d)
Preencheram-se
as requisições.
e)
Trocaram-se
outras posições.
c) Procedeu-se aos levantamentos
→ o se é índice de indeterminação do sujeito → verbo no singular
19.
(TRE−ES) A
concordância verbal está errada em:
a)
Minas Gerais
é um belo estado.
b)
Tu e eu (nós) sairemos
agora.
c)
Fui eu quem
leu a carta.
d)
Fui eu que leu
a carta.
e)
Hoje são
vinte de julho.
a) Minas Gerais é um belo estado. / As Minas Gerais são...
d) Fui eu que li a carta.
Resp.: d
20.
“Tudo pode afetar a nossa vida”
Das alterações processadas na passagem
acima, a que contraria a norma culta, quanto à concordância verbal, é:
a)
Todas as coisas (sujeito)
parece afetarem (ou parecem afetar) a nossa vida.
b)
Todas as coisas (sujeito)
parece que afetam a nossa vida.
c)
Todas as coisas (sujeito)
parecem que afetam a nossa vida.
d)
As coisas e as pessoas (sujeito), tudo parece afetar a nossa vida.
e)
Tudo (sujeito),
as coisas e as pessoas, parece afetar a nossa vida.
d) Ex.: Homens, mulheres e
crianças, ninguém (aposto resumitivo) deve ser desrespeitado.
As coisas e as pessoas, tudo (aposto resumitivo) parece afetar a nossa vida.
As coisas e as pessoas, tudo (aposto resumitivo) parece afetar a nossa vida.
e) Tudo (sujeito), as coisas e as
pessoas (aposto), parece afetar a nossa vida.
Resp.: b
Resp.: b
21.
(AFRF)
Indique a única frase que passaria a apresentar erro de concordância verbal, se
tivesse o verbo sublinhado no singular.
a)
"Um dos
soldadinhos que me acompanhavam chorava como um desgraçado."
b)
"Os
sentenciados houveram (conseguiram) do poder público a comutação da
pena."
c)
"E
quanto enfim cuidava e quanto via, eram tudo memórias de alegria."
d)
"O conselho
se reuniu, e decidiram (decidiu) começar a guerra."
e)
"Um
turbilhão de sentimentos nos acodem (acode).”
a) Um dos soldadinhos que
me acompanhava...
b) Os sentenciados houve do poder público a comutação da pena → errado
b) Os sentenciados houve do poder público a comutação da pena → errado
22.
(AFRF)
Indique o único segmento que apresenta concordância verbal condizente com as
normas do português padrão.
a)
O funcionamento dos dois
hemisférios cerebrais são necessários (é necessário) tanto para as
atividades artísticas como para as científicas.
b)
As
diferentes divisões e subdivisões a que se submetem (submete)
a área de ciências humanas provocam uma indesejável pulverização de
domínios do conhecimento.
c)
Normalmente,
a aplicação de métodos quantitativos e exatos acabam (acaba) por
distorcer as linhas de raciocínio em ciências humanas.
d)
Uma das
premissas básicas do conjunto de assunções teóricas e epistemológicas do
trabalho que ora vem a lume é a concepção da Arte como uma entre as
muitas formas por meio das quais o conhecimento humano se expressa. (certo)
e)
Não existem
fórmulas precisas ou exatas para se avaliar uma obra de arte, não existe
um padrão de medida ou quantificação, tampouco podem haver modelos (pode haver)
rígidos pré-estabelecidos.
23.
(CORREGEDORIA/RJ)
"Meu amigo, tem esterco de vaca, de galinha..."
Entre as modificações aplicadas à
passagem acima, a que tem erro de concordância verbal é:
a)
... haviam
estercos diversos
b)
... viam-se
estercos diversos
c)
... surgiam
estercos diversos
d)
... existiam
estercos diversos
e)
...
apareciam estercos diversos
a) havia...
24.
(CORREGEDORIA/RJ)
"Hoje deve haver menos gente por lá..."
Das reescritas abaixo, a que não se
ajusta às normas de concordância verbal é:
a)
Hoje parece
chegarem menos pessoas.
b)
Hoje deve
aparecerem (devem aparecer) menos pessoas.
c)
Hoje hão de
existir menos pessoas.
d)
Hoje têm de
surgir menos pessoas.
e)
Hoje podem
afluir menos pessoas.
25.
(Câmara
Municipal/RJ) A opção em que há erro de concordância verbal, segundo as normas
da língua culta, é:
a)
Descobriram-se muitos
inventos novos (inventos foram descobertos) na última década.
b)
É preciso
que se realizem esforços (esforços sejam realizados) para se atingir um plano
de desenvolvimento integrado.
c)
Foi
necessário que se estendesse as providências (se estendessem
as providências → as providências fossem estendidas) até alcançar os
menos favorecidos.
d)
Nada se
poderia realizar sem que se tomassem novas medidas. (sem que novas
medidas fossem tomadas)
e)
Desenvolveu-se o novo
projeto de que todos estavam necessitados.
26.
(TRF)
Assinale a opção em que a conjugação do verbo HAVER desrespeita a norma culta.
a)
Dessa
maneira, não haveria arrependimentos nem lamentos mais tarde.
b)
Naquela
situação de tensão, os garotos se houveram com muita discrição e elegância.
c)
Todos eles
já haviam vivido situações de tensão semelhantes anteriormente.
d)
Eles sabiam
que deviam haver punições para os que violassem as regras.
e)
Mesmo assim,
os adultos houveram por bem recomendar cautela a todos.
Resp.: d
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