TEXTO 7 - Trabalho infantil volta
a subir
Após sete quedas sucessivas de 2005 para cá, o número de crianças trabalhando
no país voltou a aumentar.
Em 2014, subiu para 554 mil o número de crianças nas
idades entre 5 e 13 anos que trabalham, quase 50 mil a mais que em 2013. No
Brasil, o trabalho até os 13 anos é ilegal. Setenta mil dessas crianças têm de
5 a 9 anos, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior.
Em 2005, porém, o número de
crianças em situação de trabalho infantil era quase o triplo do número atual,
chegando a 1,6 milhão.
Fonte:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_result ados_pnad_jc_ab
45) (Técnico – IBGE – FGV/2016) Em relação ao trabalho infantil, a informação
dada pelo texto 7 é:
(A) o aumento de crianças no
trabalho foi considerado em relação ao levantamento anterior;
(B) o crescimento do trabalho infantil é considerado em relação aos que são menores de idade;
(C) o trabalho infantil aumentou progressivamente até 2005;
(D) o número de trabalhadores infantis voltou a ser o que era em 2005;
(E) o trabalho infantil, apesar de ilegal, cresceu ininterruptamente até hoje.
(B) o crescimento do trabalho infantil é considerado em relação aos que são menores de idade;
(C) o trabalho infantil aumentou progressivamente até 2005;
(D) o número de trabalhadores infantis voltou a ser o que era em 2005;
(E) o trabalho infantil, apesar de ilegal, cresceu ininterruptamente até hoje.
Solução: Questão bem fácil, a
opção correta é a letra A (“...quase 50 mil a mais que em 2013”).
GABARITO: A
TEXTO 8 - Computadores em casa
têm primeira queda
Depois de anos de aumento vertiginoso, o número de residências com computador teve a primeira leve queda em 2014, de 49,5% para 49,2%. O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001 – quando 12,6% dos domicílios tinham computadores.
Mas a interrupção na tendência de crescimento é vista como um reflexo do aumento de uso da internet no celular. A posse de aparelhos de telefonia móvel segue em franca ascensão: hoje, 136,6 milhões de brasileiros (ou 77,9% das pessoas acima de 10 anos) têm telefone celular, um crescimento de 4,9% em relação a 2013.
Outro reflexo dessa expansão é a redução de telefones fixos em casa. Entre 2001 e 2014, a proporção de domicílios com linha fixa caiu 25,5 pontos percentuais.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_result ados_pnad_jc_ab
46) (Técnico – IBGE – FGV/2016) A queda do número de computadores em casa, segundo o texto 8, se deve ao fato de que:
(A) a internet tem melhor funcionamento nos telefones celulares;
(B) os computadores domésticos foram sendo substituídos pelo uso da internet na telefonia móvel;
(C) a diminuição dos telefones fixos em casa colabora para a redução do uso da internet;
(D) o custo dos computadores domésticos é bem superior ao dos telefones celulares;
(E) o próprio crescimento vertiginoso do número de computadores domésticos leva a uma queda obrigatória desse número.
Depois de anos de aumento vertiginoso, o número de residências com computador teve a primeira leve queda em 2014, de 49,5% para 49,2%. O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001 – quando 12,6% dos domicílios tinham computadores.
Mas a interrupção na tendência de crescimento é vista como um reflexo do aumento de uso da internet no celular. A posse de aparelhos de telefonia móvel segue em franca ascensão: hoje, 136,6 milhões de brasileiros (ou 77,9% das pessoas acima de 10 anos) têm telefone celular, um crescimento de 4,9% em relação a 2013.
Outro reflexo dessa expansão é a redução de telefones fixos em casa. Entre 2001 e 2014, a proporção de domicílios com linha fixa caiu 25,5 pontos percentuais.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_result ados_pnad_jc_ab
46) (Técnico – IBGE – FGV/2016) A queda do número de computadores em casa, segundo o texto 8, se deve ao fato de que:
(A) a internet tem melhor funcionamento nos telefones celulares;
(B) os computadores domésticos foram sendo substituídos pelo uso da internet na telefonia móvel;
(C) a diminuição dos telefones fixos em casa colabora para a redução do uso da internet;
(D) o custo dos computadores domésticos é bem superior ao dos telefones celulares;
(E) o próprio crescimento vertiginoso do número de computadores domésticos leva a uma queda obrigatória desse número.
Solução: Outra questão fácil,
cuja resposta certa é a letra B: “Mas a
interrupção na tendência de crescimento é vista como um reflexo do aumento de
uso da internet no celular”.
GABARITO: B
47) (Técnico – IBGE – FGV/2016) O segmento abaixo em que a função do pronome
SE difere das demais é:
(A) “O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001” (Texto 8);
(B) “O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014” (Texto 6);
(C) “Quando se avalia o nível de instrução da totalidade de brasileiros acima de 25 anos” (Texto 5);
(D) “Os números também chamam atenção para a necessidade de se aprimorar o ensino nas escolas públicas” (Texto 5);
(E) “Quando se contempla a população como um todo” (Texto 5).
(A) “O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001” (Texto 8);
(B) “O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014” (Texto 6);
(C) “Quando se avalia o nível de instrução da totalidade de brasileiros acima de 25 anos” (Texto 5);
(D) “Os números também chamam atenção para a necessidade de se aprimorar o ensino nas escolas públicas” (Texto 5);
(E) “Quando se contempla a população como um todo” (Texto 5).
Solução: Vamos analisar item por
item:
a) O verbo CONSIDERAR é transitivo
direto, portanto ADMITE A VOZ PASSIVA. O
“se” é partícula apassivadora e a frase poderia ser reescrita da seguinte
forma: (...) quando o patamar de 2001 é
considerado.
b) Temos nessa frase um pronome
REFLEXIVO: o aumento refletiu “a si
mesmo” nos resultados da PNAD.
c) O verbo AVALIAR é transitivo
direto, admitindo a voz passiva, sendo o se, partícula apassivadora. Podemos reescrever a frase da seguinte
maneira: “Quando o nível de instrução
(...) é avaliado...”.
d) e e) O mesmo raciocínio vale
para os verbos aprimorar e contemplar.
Ambos são transitivos diretos e admitem a voz passiva. O se, nas duas frases, é apassivador.
GABARITO: B
TEXTO 9 - Água e luz avançam,
saneamento deixa a desejar
Do total de domicílios no país, 85,4% têm abastecimento de água e 99,7% têm iluminação elétrica, mas apenas 63,5% têm rede coletora de esgoto, índice praticamente igual ao de 2013 (63,4%). As piores médias estão no Norte (21,2%), no Nordeste (41,1%) e no Centro-Oeste (46,5%).
De um ano para o outro, 1,2 milhão de casas passaram a contar com esgoto, mas esse número não acompanha o aumento geral do número de residências no país: de 2013 para 2014, o número de domicílios brasileiros aumentou em 1,9 milhão, passando a um total de 67 milhões.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_result ados_pnad_jc_ab
Do total de domicílios no país, 85,4% têm abastecimento de água e 99,7% têm iluminação elétrica, mas apenas 63,5% têm rede coletora de esgoto, índice praticamente igual ao de 2013 (63,4%). As piores médias estão no Norte (21,2%), no Nordeste (41,1%) e no Centro-Oeste (46,5%).
De um ano para o outro, 1,2 milhão de casas passaram a contar com esgoto, mas esse número não acompanha o aumento geral do número de residências no país: de 2013 para 2014, o número de domicílios brasileiros aumentou em 1,9 milhão, passando a um total de 67 milhões.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_result ados_pnad_jc_ab
48) (Técnico – IBGE – FGV/2016) A concordância verbal que mostra um caso
idêntico a “Água e luz avançam” é:
(A) “As piores médias estão no Norte (21,2%), no Nordeste (41,1%) e no Centro-Oeste (46,5%)” (Texto 9);
(B) “De um ano para o outro, 1,2 milhão de casas passaram a contar com esgoto” (Texto 9);
(C) “Norte e Nordeste registraram o menor tempo médio na escola” (Texto 5);
(D) “o número de residências com computador teve a primeira leve queda em 2014, de “49,5% para 49,2%” (Texto 8);
(E) “o número de crianças em situação de trabalho infantil era quase o triplo do número atual” (Texto 7).
Solução: Em “Água e luz avançam”, temos um caso de concordância do verbo com o sujeito composto, cujos núcleos são “água” e “luz”. Vamos analisar as opções:
(A) “As piores médias estão no Norte (21,2%), no Nordeste (41,1%) e no Centro-Oeste (46,5%)” (Texto 9);
(B) “De um ano para o outro, 1,2 milhão de casas passaram a contar com esgoto” (Texto 9);
(C) “Norte e Nordeste registraram o menor tempo médio na escola” (Texto 5);
(D) “o número de residências com computador teve a primeira leve queda em 2014, de “49,5% para 49,2%” (Texto 8);
(E) “o número de crianças em situação de trabalho infantil era quase o triplo do número atual” (Texto 7).
Solução: Em “Água e luz avançam”, temos um caso de concordância do verbo com o sujeito composto, cujos núcleos são “água” e “luz”. Vamos analisar as opções:
a) “As piores médias estão...” → Temos a concordância do verbo estar com o
núcleo do sujeito simples “médias”;
b) “(...) 1,2 milhão de casas passaram...” → Com
relação à palavra milhão, observe o exemplo abaixo:
Um milhão de pessoas votaram contra. / Um milhão de pessoas votou contra.
Podemos afirmar que em ambos os casos a concordância se efetivou de forma adequada, visto que tanto o verbo pode permanecer no singular para concordar com “milhão” – que representa um substantivo masculino no singular – ou pode ir para o plural, concordando atrativamente com o especificador “pessoas”.
No caso de o verbo ser de ligação, a concordância deve ser feita, de preferência, com o especificador. Vejamos alguns exemplos:
Um milhão de recursos foram gastos. / Três milhões de desabrigados estão alojados em centros comunitários.
Um milhão de pessoas votaram contra. / Um milhão de pessoas votou contra.
Podemos afirmar que em ambos os casos a concordância se efetivou de forma adequada, visto que tanto o verbo pode permanecer no singular para concordar com “milhão” – que representa um substantivo masculino no singular – ou pode ir para o plural, concordando atrativamente com o especificador “pessoas”.
No caso de o verbo ser de ligação, a concordância deve ser feita, de preferência, com o especificador. Vejamos alguns exemplos:
Um milhão de recursos foram gastos. / Três milhões de desabrigados estão alojados em centros comunitários.
Na frase da letra b,
percebemos portanto que a concordância não se dá por causa de um sujeito
composto.
c) “Norte e Nordeste registraram...” → é a
resposta certa, pois o verbo registrar está concordando com os núcleos do
sujeito composto “Norte” e “Nordeste”.
Na d) e na e), a
concordância se dá entre os verbos e a palavra “número”.
GABARITO: C
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