UMA AULA MARAVILHOSA DE REVISÃO GERAL, COM A PRESENÇA "LUXUOSA" DE DEZENAS DE QUESTÕES DO IME - INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA! EU SÓ CONSIGO ABORDAR TAMANHA QUANTIDADE DE QUESTÕES POIS TRABALHO COM TURMAS PEQUENAS, COM NO MÁXIMO 15 ALUNOS. PRATICAMENTE AULA PARTICULAR. SE É DISSO QUE VOCÊ PRECISA, ME PROCURE O QUANTO ANTES - 21 97380-3201 (WHATSAPP).
a) (Eu – sujeito
oculto) Recuperei
os documentos (objeto
direto).
Núcleo do OD.: documentos
Ligado ao núcleo: artigo “os” – adjunto adnominal
Ligado ao núcleo: artigo “os” – adjunto adnominal
b) Essa estrada (sujeito)
é muito ruim.
Núcleo do sujeito: estrada
Ligado ao núcleo: pronome “essa” – adjunto adnominal
Ligado ao núcleo: pronome “essa” – adjunto adnominal
c) Eles gostam de nossa disposição (objeto indireto).
Núcleo do OI.: disposição
Ligado ao núcleo: pronome “nossa” – adjunto adnominal
Ligado ao núcleo: pronome “nossa” – adjunto adnominal
d) Vocês desejam algo (objeto
direto)?
Qual a função sintática dos termos em destaque?
02) O homem de negócios comprou só um imóvel (objeto direto): aquela bela casa (aposto).
Núcleo do sujeito: homem
Ligado ao núcleo: artigo “o” e a locução adjetiva “de negócios” – adjuntos adnominais
Núcleo do OD.: imóvel
Ligado ao núcleo: numeral “um” – adjunto adnominal
02) O homem de negócios comprou só um imóvel (objeto direto): aquela bela casa (aposto).
Núcleo do sujeito: homem
Ligado ao núcleo: artigo “o” e a locução adjetiva “de negócios” – adjuntos adnominais
Núcleo do OD.: imóvel
Ligado ao núcleo: numeral “um” – adjunto adnominal
Núcleo do aposto: casa
Ligados ao núcleo do aposto: pronome “aquela” e o adjetivo “bela” – adjuntos adnominais
Ligados ao núcleo do aposto: pronome “aquela” e o adjetivo “bela” – adjuntos adnominais
03) O
primeiro dia de
aula cativou alguns alunos estudiosos (objeto direto).
Núcleo do sujeito: dia
Ligados ao núcleo: artigo “o”, o numeral “primeiro” e a locução adjetiva “de aula” – adjuntos adnominais
Ligados ao núcleo: artigo “o”, o numeral “primeiro” e a locução adjetiva “de aula” – adjuntos adnominais
Núcleo do OD.: alunos
Ligados ao núcleo: pronome “alguns” e o adjetivo “estudiosos” – adj. adnominais.
Ligados ao núcleo: pronome “alguns” e o adjetivo “estudiosos” – adj. adnominais.
04) A mãe do
Pedro
é muito simpática.
Núcleo do sujeito: mãe
Ligados ao núcleo: artigo “a” e a locução adjetiva “do Pedro” – adjuntos adnominais.
Ligados ao núcleo: artigo “a” e a locução adjetiva “do Pedro” – adjuntos adnominais.
(Note a relação de posse entre o
substantivo e o adj. adn.)
05) As mãos dele congelaram
com o frio.
Núcleo do sujeito: mãos
Ligados ao núcleo: “as” e “dele” – adjuntos adnominais
Ligados ao núcleo: “as” e “dele” – adjuntos adnominais
06) A banda do
César
não
emplacou.
Núcleo do sujeito: banda
Ligados ao núcleo: “a” e “do César” – adj. adn.
07) Marque o termo que é adjunto adnominal, e não complemento nominal, como os demais.
a) O comentário do jornalista foi mal entendido.
O jornalista comentou – sentido ativo – adjunto adnominal
b) A realização da prova está ameaçada.
A prova será realizada – sentido passivo – complemento nominal
c) A venda da casa aconteceu ontem.
A casa foi vendida – sentido passivo – complemento nominal
Ligados ao núcleo: “a” e “do César” – adj. adn.
07) Marque o termo que é adjunto adnominal, e não complemento nominal, como os demais.
a) O comentário do jornalista foi mal entendido.
O jornalista comentou – sentido ativo – adjunto adnominal
b) A realização da prova está ameaçada.
A prova será realizada – sentido passivo – complemento nominal
c) A venda da casa aconteceu ontem.
A casa foi vendida – sentido passivo – complemento nominal
d) A leitura do livro deixou-o
preparado.
O livro
foi lido – sentido passivo – complemento nominal
Qual a função sintática dos termos em destaque?
08) O aviso do presidente foi ouvido por todos.
Sentido ativo – adj. adn.
09) A atitude do professor foi justa.
Sentido ativo – adj. adn.
10) A resolução da questão foi ótima.
Sentido passivo – complemento nominal
Sentido ativo – adj. adn.
09) A atitude do professor foi justa.
Sentido ativo – adj. adn.
10) A resolução da questão foi ótima.
Sentido passivo – complemento nominal
11) A resolução do professor foi ótima.
Sentido ativo – adj. adn.
12) A invenção do controle remoto mudou o século XX.
Sentido passivo – complemento nominal
13) A invenção da empresa norte-americana mudou o século XX.
Sentido
ativo – adj. adn.
14) A matança dos policiais precisa acabar!
Resp.: ??? – ambiguidade
15) Homens sem escrúpulos devem ser disciplinados.
Sem escrúpulos = inescrupulosos – adj. adn.
16) Só bebo água da fonte lá no sítio.
Relação de posse = adj. adn.
17) Um fio de aço suporta esta carga.
15) Homens sem escrúpulos devem ser disciplinados.
Sem escrúpulos = inescrupulosos – adj. adn.
16) Só bebo água da fonte lá no sítio.
Relação de posse = adj. adn.
17) Um fio de aço suporta esta carga.
Relação
de matéria = adj. adn.
18) Em 1994, a
convocação de Dunga foi muito
criticada.
Sentido passivo = complemento nominal
19) Em 2015, a
convocação de Dunga foi muito
criticada.
Sentido ativo = adjunto adnominal
Sentido ativo = adjunto adnominal
20) A derrota do Vasco pelo Flamengo desnorteou os vascaínos.
Sentido ativo = adjunto adnominal
Sentido ativo = adjunto adnominal
21) Fiz menção a você ontem.
Sentido passivo = complemento nominal
22) Tenho amor pelo meu filho.
Sentido passivo = complemento nominal
23) Nossa fé em Deus é transcendente.
Sentido passivo = complemento nominal
24) Comprei o material de um site famoso (obj. dir.).
Núcleo do OD: material
Ligados ao núcleo: “o” e “de um site famoso” – note a relação de posse = adjunto adnominal
25) Assinale a frase em que o termo destacado é complemento nominal, e não adjunto adnominal, como os demais.
a) A explicação da criança não convenceu a mãe.
A criança explicou – sentido ativo – adj. adn.
Ligados ao núcleo: “o” e “de um site famoso” – note a relação de posse = adjunto adnominal
25) Assinale a frase em que o termo destacado é complemento nominal, e não adjunto adnominal, como os demais.
a) A explicação da criança não convenceu a mãe.
A criança explicou – sentido ativo – adj. adn.
b) O erro do aluno não foi notado pelo
professor.
O aluno cometeu o erro – sentido ativo – adj. adn.
c) A construção da ponte custou um milhão de reais.
A ponte foi construída – sentido passivo – complemento nominal
O aluno cometeu o erro – sentido ativo – adj. adn.
c) A construção da ponte custou um milhão de reais.
A ponte foi construída – sentido passivo – complemento nominal
d) A contagem do comerciante foi diferente da minha.
O comerciante contou – sentido
ativo – adj. adn.
26) (ESA/1977) A
frente do Ateneu
apresentava o aspecto mais terrível. A função sintática de frente é de:
(A) núcleo do sujeito
(B) adjunto adnominal
(C) adjunto adverbial
(D) complemento nominal
(A) núcleo do sujeito
(B) adjunto adnominal
(C) adjunto adverbial
(D) complemento nominal
Núcleo – frente
Ligados ao núcleo: “a” e “do Ateneu” – adj. adn.
Ligados ao núcleo: “a” e “do Ateneu” – adj. adn.
27) (ESA/1978)
Mariquinha ficara radiante com as vontades do marido. A expressão "...com
as vontades do marido." desempenha a função:
(A) de objeto direto
(B) de complemento nominal
(C) de adjunto adverbial de modo
(D) de adjunto adverbial de companhia
(A) de objeto direto
(B) de complemento nominal
(C) de adjunto adverbial de modo
(D) de adjunto adverbial de companhia
28) (ESA/1979)
“...como se o gosto da vida se tivesse encerrado, de vez, com as cinzas do
finado carnaval dos últimos dias.”
A função do termo sublinhado é:
(A) complemento nominal
(B) adjunto adnominal
(C) adjunto adverbial de tempo
(D) pronome relativo
A função do termo sublinhado é:
(A) complemento nominal
(B) adjunto adnominal
(C) adjunto adverbial de tempo
(D) pronome relativo
29) (ESA/1981)
Camilo, ansioso por sair, não sabia como pagasse; ignorava o preço. A
expressão sublinhada tem valor de:
(A) complemento nominal
(B) adjunto adverbial
(C) objeto indireto
(D) adjunto adnominal
(A) complemento nominal
(B) adjunto adverbial
(C) objeto indireto
(D) adjunto adnominal
30) (ESA/1982) “Na
inelutável necessidade do amor (era quase primavera) pombo e pomba
marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de
Janeiro”. A expressão "do amor',
sintaticamente, é:
(A) adjunto adverbial
(B) adjunto adnominal
(C) predicativo do sujeito
(D) complemento nominal
(A) adjunto adverbial
(B) adjunto adnominal
(C) predicativo do sujeito
(D) complemento nominal
31) (ESA/1983)
"Mas o gado gordo, na marcha contraída, se desordena em turbulências.
" A palavra "contraída" sintaticamente, é:
(A) predicativo do sujeito
(B) complemento nominal
(C) adjunto adnominal
(D) adjunto adverbial
(A) predicativo do sujeito
(B) complemento nominal
(C) adjunto adnominal
(D) adjunto adverbial
32) (ESA/1984) Conto
estas coisas porque a minha dura experiência implica uma lição de otimismo e
confiança. A palavra dura é:
(A) adjunto adnominal
(B) núcleo do sujeito
(C) complemento nominal
(D) núcleo do predicado
(A) adjunto adnominal
(B) núcleo do sujeito
(C) complemento nominal
(D) núcleo do predicado
33) (ESA/1984) Em
"Mas os estímulos que recebi fizeram-me persistir nessa atividade..."
A palavra estímulos exerce a função de:
(A) sujeito de persistir
(B) objeto direto
(C) sujeito de fizeram
(D) complemento nominal
A palavra estímulos exerce a função de:
(A) sujeito de persistir
(B) objeto direto
(C) sujeito de fizeram
(D) complemento nominal
34) (ESA/1984) “... que
eu exercia mais como um simples desabafo dos meus desgostos íntimos da minha
forçada ociosidade..." A expressão sublinhada exerce a função de:
a) complemento nominal de íntimos
b) complemento nominal de desgostos
c) adjunto adnominal de desabafo
d) complemento nominal de desabafo
(IME/1996) Nas frases abaixo há erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correção.
a) complemento nominal de íntimos
b) complemento nominal de desgostos
c) adjunto adnominal de desabafo
d) complemento nominal de desabafo
(IME/1996) Nas frases abaixo há erros ou impropriedades. Reescreva-as e justifique a correção.
35) “Remeteremos, em seguida, os pedidos que encomendaram-nos.”
Resp.: ... os pedidos que NOS ENCOMENDARAM.
36)
“Ela veio, de modos que você agora está dispensado.”
Resp.: ... DE MODO...
Resp.: ... DE MODO...
37)
“Por que os namorados
preferem andar só, detestando as companhias?”
Resp.: ... preferem andar sós (sozinhos)...
38) “A polícia não interviu a tempo de evitar o roubo.”
38) “A polícia não interviu a tempo de evitar o roubo.”
Resp.: A polícia não INTERVEIO...
39)
“Se você requeresse e o seu amigo intervisse, talvez você revesse esses bens.”
Resp.: ... seu amigo INTERVIESSE, talvez você REOUVESSE...
40)
“A algum, tempo, São Paulo era quasi uma província.”
Resp.: HÁ algum tempo, SP era QUASE...
Resp.: HÁ algum tempo, SP era QUASE...
41) Enviamos anexo os dados solicitados por V.Sa, e nos colocamos à vossa disposição para qualquer outros pedidos.”
Resp.: Enviamos EM ANEXO os dados solicitados por V.Sa, e nos
colocamos à SUA disposição para QUAISQUER outros pedidos.
42) “O diretor havia aceito a tarefa de reformar a escola.”
Resp.: O diretor havia ACEITADO...
42) “O diretor havia aceito a tarefa de reformar a escola.”
Resp.: O diretor havia ACEITADO...
43)
“Não se conseguiu apurar o motivo porque a atriz se divorciou.”
Resp.: ... o motivo POR QUE (pelo qual) a atriz...
44)
“O milionário dispendeu milhares de dólares com aquela propaganda.”
Resp.: O milionário DESPENDEU...
45) “A situação dos aposentados ficará resolvida atravez do decreto ora em discussão na Câmara.”
Resp.: ... ATRAVÉS...
46)
“ O mau das pesquisas é que não são feitas por meio de perguntas realmente
adequadas.”
Resp.: O MAL das pesquisas...
Resp.: O MAL das pesquisas...
47)
“Tome esse chope o quanto antes para que a gente possamos conhecer a Baia da
Guanabara, que todos falam mil maravilhas.”
Resp.: ... NÓS possamos conhecer a BAÍA da Guanabara, DE que todos falam...
48) “Todos visamos o exito dessa missão; porisso é preciso que se obedeçam, a risca, as ordens superiores.”
Resp.: ... NÓS possamos conhecer a BAÍA da Guanabara, DE que todos falam...
48) “Todos visamos o exito dessa missão; porisso é preciso que se obedeçam, a risca, as ordens superiores.”
Resp.: Todos (nós) visamos AO ÊXITO dessa missão; POR ISSO é
preciso que OBEDEÇAMOS, À risca, ÀS ordens superiores.
49)
“Esta é uma tarefa para mim fazer sozinho; não admito que se reparta as
responsabilidades entre eu e outra pessoa.”
Resp.: ... para EU fazer sozinho; não admito que se REPARTAM as
responsabilidades entre MIM e outra pessoa.
50)
Ele tomou as decisões as mais oportunas.
Resp.: Ele tomou decisões as mais oportunas.
51)
Quantos sonhos haviam naquela ingenua cabecinha ...
Resp.: ... HAVIA naquela INGÊNUA cabecinha...
52)
Cheguei a dois dias e voltarei daqui há quatro meses.
Resp.:
Cheguei HÁ dois dias e voltarei daqui A quatro meses.
53) (IME/1997) Nas
seguintes orações:
"Pede-se silêncio"; "A caverna anoitecia aos poucos"; "Fazia um calor tremendo naquela tarde"; o sujeito se classifica, respectivamente, como:
a) indeterminado, inexistente, simples
b) oculto, simples, inexistente
c) inexistente, inexistente, inexistente
d) oculto, inexistente, simples
e) simples, simples, inexistente
Solução: 1) Pede-se (partícula apassivadora) silêncio (sujeito simples) = Silêncio (sujeito) é pedido.
"Pede-se silêncio"; "A caverna anoitecia aos poucos"; "Fazia um calor tremendo naquela tarde"; o sujeito se classifica, respectivamente, como:
a) indeterminado, inexistente, simples
b) oculto, simples, inexistente
c) inexistente, inexistente, inexistente
d) oculto, inexistente, simples
e) simples, simples, inexistente
Solução: 1) Pede-se (partícula apassivadora) silêncio (sujeito simples) = Silêncio (sujeito) é pedido.
2) A caverna (sujeito simples) anoitecia ao poucos.
3) Fazer, nesse
sentido, é impessoal.
54) (IME/1997)
Observe o período abaixo.
"Há carinho preso no cerne deste bom dia - pensa o poeta - mas a moça não desconfia."
As palavras grifadas são, respectivamente:
a) sujeito, objeto direto, sujeito, objeto indireto
b) sujeito, adjunto adverbial, objeto direto, sujeito
c) objeto
direto, adjunto adverbial, sujeito, sujeito
d) predicativo do objeto, predicativo do sujeito, objeto indireto, objeto
direto
e) objeto direto, objeto indireto, objeto direto, sujeito
55) (IME/1997) Identifique o termo grifado
"O avô, pela sua simpatia, era querido de todos" a) complemento nominal
b) adjunto adnominal
c) objeto indireto
d) agente da passiva
e) aposto
"Há carinho preso no cerne deste bom dia - pensa o poeta - mas a moça não desconfia."
As palavras grifadas são, respectivamente:
b) sujeito, adjunto adverbial, objeto direto, sujeito
55) (IME/1997) Identifique o termo grifado
"O avô, pela sua simpatia, era querido de todos" a) complemento nominal
b) adjunto adnominal
c) objeto indireto
d) agente da passiva
e) aposto
56) (IME/1997) Na
oração "As meninas assistiram
(verbo de ação) alegres (predicativo
do sujeito) ao espetáculo", temos:
a) predicado verbal b) predicado verbo-nominal c) predicado nominal
a) predicado verbal b) predicado verbo-nominal c) predicado nominal
57) (IME/1997)
Observe as frases:
I) Ele foi, logo eu não fui.
II) O menino, disse ele, não vai.
III) Deus, que é Pai, não nos abandona.
IV) Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.
Assinale a afirmativa correta:
a) em I há erro de pontuação.
b) em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
c) na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
d) na II, faltam dois pontos depois de disse.
I) Ele foi, logo eu não fui.
II) O menino, disse ele, não vai.
III) Deus, que é Pai, não nos abandona.
IV) Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.
Assinale a afirmativa correta:
a) em I há erro de pontuação.
b) em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
c) na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
d) na II, faltam dois pontos depois de disse.
58) (IME/1997) Age
com _________________ , _______________ queres fazer _______________ à
curiosidade alheia". Marque a alternativa correta.
a) discreção - senão - conseções
b) discrição - se não - concessões
c) discrição - senão - conseções
d) discreção - se não - concessões
e) discreção - senão – concessões
a) discreção - senão - conseções
b) discrição - se não - concessões
c) discrição - senão - conseções
d) discreção - se não - concessões
e) discreção - senão – concessões
59) (IME/1997)
Complete a lacuna: "O fato passou inteiramente _____________
(desapercebido, despercebido)"
60) (IME/1997) Na frase: "Os antigos _________________ daqueles senhores com a comunidade tinham-se tornado extremamente _______________; só a cobrança de uma __________________ federal impedia que fossem justamente __________________ de apátridas."
Assinale a alternativa correta:
a) 1. laços 2. laços 3. taxa 4. taxados
b) 1. lassos 2. lassos 3. tacha 4. tachados
c) 1. lassos 2. laços 3. taxa 4. tachados
d) 1. laços 2.
lassos 3. taxa 4. tachados
e) 1. laços 2. lassos 3. tacha 4. taxados
60) (IME/1997) Na frase: "Os antigos _________________ daqueles senhores com a comunidade tinham-se tornado extremamente _______________; só a cobrança de uma __________________ federal impedia que fossem justamente __________________ de apátridas."
Assinale a alternativa correta:
a) 1. laços 2. laços 3. taxa 4. taxados
c) 1. lassos 2. laços 3. taxa 4. tachados
e) 1. laços 2. lassos 3. tacha 4. taxados
61) (IME/1997)
Aponte a alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à
acentuação gráfica:
a) abençôo, ágeis, desdêem, íbero, paúl
b) escrevêsseis, férteis, fósseis, trá-lo-as
c) hífen, tênue, vácuo, tupi
d) retém-no, vêmo-la, cânon, júri
e) celtíbero, lápis, série, búzio
62) (IME/1997) Qual alternativa deve ser completada com z?
a) ali___ar ; sacerdoti ___a ; va___o.
b) verni___ ; gi___ ; ba___ar.
c) pi___ar ; pê___ames ; desli___e.
d) prince___a ; rique___a ; cervi___
63) (IME/1997) Assinale a única opção em que todas as palavras devem ser completadas com s
a) le___ar ; atra___ ; destre___a ; parali___ar.
b) defe___a ; quero___ene ; qui___er ; va___inho ; fu___ ilar.
c) Brá___ ; Vene___a ; Queiró___ ; Sou___a ; Eli___a.
d) ga___eificar ; ga___olina, empre___a ; bi___ar ; anali___ar.
e) pre___ado ; co___inha; fuga___ ; ro___áceo ; xadre ___.
64) (IME/1997) Assinale a alternativa cujos vocábulos sejam escritos, em sua totalidade, com j:
a) gor___eta ; pa___em ; gen___iva.
b) ___iló ; lison___ear ; ti___ela.
c) va___em ; sar____eta ; gran___ear.
d) ___ eito ; salsu___em ; ma ___estoso.
e) man___edoura ; gor___eio ; ___ibóia
65) (IME/1997) Completar com x ou ch
a) en___oval b) frou___o
c) deslei___o d) pu___ar
e) ___amuscar f) en___arcada
g) en___úndia h) en___ugar
a) abençôo, ágeis, desdêem, íbero, paúl
b) escrevêsseis, férteis, fósseis, trá-lo-as
c) hífen, tênue, vácuo, tupi
d) retém-no, vêmo-la, cânon, júri
e) celtíbero, lápis, série, búzio
62) (IME/1997) Qual alternativa deve ser completada com z?
a) ali___ar ; sacerdoti ___a ; va___o.
b) verni___ ; gi___ ; ba___ar.
c) pi___ar ; pê___ames ; desli___e.
d) prince___a ; rique___a ; cervi___
63) (IME/1997) Assinale a única opção em que todas as palavras devem ser completadas com s
a) le___ar ; atra___ ; destre___a ; parali___ar.
b) defe___a ; quero___ene ; qui___er ; va___inho ; fu___ ilar.
c) Brá___ ; Vene___a ; Queiró___ ; Sou___a ; Eli___a.
d) ga___eificar ; ga___olina, empre___a ; bi___ar ; anali___ar.
e) pre___ado ; co___inha; fuga___ ; ro___áceo ; xadre ___.
64) (IME/1997) Assinale a alternativa cujos vocábulos sejam escritos, em sua totalidade, com j:
a) gor___eta ; pa___em ; gen___iva.
b) ___iló ; lison___ear ; ti___ela.
c) va___em ; sar____eta ; gran___ear.
d) ___ eito ; salsu___em ; ma ___estoso.
e) man___edoura ; gor___eio ; ___ibóia
65) (IME/1997) Completar com x ou ch
a) en___oval b) frou___o
c) deslei___o d) pu___ar
e) ___amuscar f) en___arcada
g) en___úndia h) en___ugar
Solução:
a) enxoval b) frouxo
c) desleixo d) puxar
e) chamuscar f) encharcada
a) enxoval b) frouxo
c) desleixo d) puxar
e) chamuscar f) encharcada
g) enxúndia h) enxugar
66) (IME/1997)
Escolha o que completa corretamente a frase: "Quanto a amigos, prefiro
João _______ Paulo, ______ quem sinto _____simpatia."
a) a / por / menos
b) do que / por / menos
c) a / para / menas
d) do que / com / menas
e) do que / para / menos
a) a / por / menos
b) do que / por / menos
c) a / para / menas
d) do que / com / menas
e) do que / para / menos
67) (IME/1997)
Assinale a dupla de pronomes relativos que completa corretamente, quanto à
regência, as frases abaixo:
(1) "Seriam recordações _______ detalhes nem me quero lembrar".
(2) "A profissão militar ______ você aspira, tem aspectos interessantíssimos".
a) 1. os quais 2. a qual
b) 1. dos quais 2. que
c) 1. os quais 2. que
d) 1. cujos 2. a que
e) 1. de cujos 2. a que
68) (IME/1997) Aponte a alternativa correta: "Fazia oposição sistemática ______ evasão do capital estrangeiro, porque o supunha imprescindível ______ progresso, e mostrava-se propenso ______ aceitá-lo sem restrições."
a) à / ao / a
b) contra a / com o / em
c) à / com o / em
d) com a / no / a
e) da / ao / para
69) (IME/1997) Complete os espaços: " Preveniu______logo______ perigos que ______ ameaçavam."
a) lhe - dos - o d) o - dos - o
b) o - face os - lhe e) lhe - dos – lhe
(1) "Seriam recordações _______ detalhes nem me quero lembrar".
(2) "A profissão militar ______ você aspira, tem aspectos interessantíssimos".
a) 1. os quais 2. a qual
b) 1. dos quais 2. que
c) 1. os quais 2. que
d) 1. cujos 2. a que
e) 1. de cujos 2. a que
68) (IME/1997) Aponte a alternativa correta: "Fazia oposição sistemática ______ evasão do capital estrangeiro, porque o supunha imprescindível ______ progresso, e mostrava-se propenso ______ aceitá-lo sem restrições."
a) à / ao / a
69) (IME/1997) Complete os espaços: " Preveniu______logo______ perigos que ______ ameaçavam."
a) lhe - dos - o d) o - dos - o
b) o - face os - lhe e) lhe - dos – lhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário