sábado, 25 de novembro de 2017

Diário do Leal Concursos - 25/11/2017 - Português - Colocação Pronominal - Cerca de 100 frases analisadas!

Aula de hoje no LEAL CONCURSOS - Eu só consigo resolver tantos exercícios porque trabalho com turmas pequenas e com uma carga horária gigantesca.  Se é disso que você precisa, venha o mais rápido possível!  Pouquíssimas vagas restando!

01) Assinale o erro de colocação pronominal.
a) Escutaram-me (ênclise – pronome após o verbo) com atenção. (não se inicia oração por pronome oblíquo)
b) (advérbio – atrai o pronome) nos (próclise – pronome antes do verbo) explicaram a situação.
c) Devolver-te-ei (verbo no futuro do presente ou do pretérito do indicativo - mesóclise – pronome no meio do verbo) as revistas.
d) Todos abraçaram-se. – Todos (pronome indefinido – fator de próclise) se abraçaram.

02) Marque o erro de colocação pronominal.
a) Chegou a mulher com a qual (pronome relativo – fator de próclise) me comuniquei ontem.
b) Quem (pronome interrogativo – fator de próclise) atrapalhou-me naquela jogada?
c) Ali (advérbio – fator de próclise) se faz um sorvete muito gostoso.
d) Jamais (advérbio – fator de próclise) te diria tal coisa. (note que a mesóclise foi desfeita)

03) Há erro de colocação pronominal em:
a) Em se falando de política, ele era imbatível. (em + gerúndio – sempre próclise)
b) Deus te acompanhe, meu filho! (expressões optativas – próclise)
c) Mário, retire-se! (verbo no imperativo – ênclise)
d) Escreveu uma carta (primeira oração), a enviando para o namorado (segunda oração). (...), enviando-a para o namorado (não se inicia oração por pronome oblíquo)

04) Está errada quanto à colocação pronominal a frase:
a) Conforme (conjunção subordinativa – fator de próclise) lhe explicaram, não há vagas.
b) Ficou muito feliz quando (conjunção subordinativa – fator de próclise) me avistou no parque.
c) Ninguém convocou-nos. – Ninguém (pronome indefinido – fator de próclise) nos convocou.
d) Embora (conjunção subordinativa – fator de próclise) te seja útil, não compres agora aquela coleção.

05) Marque a frase perfeita quanto à colocação do pronome átono.
a) Agora (advérbio – fator de próclise – desfaz a mesóclise) te mostrarei os gráficos;
Obs.: Mostrar-te-ei os gráficos.
b) Trabalhei bem, para que (conjunção subordinativa – fator de próclise) aproveitassem-me – para que me aproveitassem.
c) Bons ventos levem-no! – Bons ventos o levem! (expressão optativa – próclise)
d) Se puder, direi-lhe tudo. – dir-lhe-ei tudo (verbo no futuro do presente do indicativo – mesóclise)

06) Assinale a alternativa em que a próclise é obrigatória, e não facultativa, como nas demais.
a) Chegou animado e (conjunção aditiva “e” – próclise facultativa) me ajudou bastante. (ou ajudou-me);
b) Se (conjunção subordinativa – fator de próclise) me convocarem, eu faltarei.
c) A criança (substantivo – próclise facultativa) se arranhou quando caiu.
(ou arranhou-se);
d) Aquilo (pronome demonstrativo – próclise facultativa) me desagradou.

07) Marque o erro de colocação pronominal.
a) Quero ajudar-te.
Segundo verbo no infinitivo – aceita a ênclise;
Poderia também ser: Quero-te ajudar;
Quero te ajudar – polêmico – nem todos os gramáticos aceitam – a maioria das bancas aceita.
b) Estão esperando-nos.
Segundo verbo no gerúndio – aceita a ênclise;
Poderia ser: Estão-nos esperando;
Estão nos esperando – polêmico.
c) Tinha preparado-se para a disputa.
SEGUNDO VERBO NO PARTICÍPIO – NÃO ACEITA A ÊNCLISE!!!
A rigor: Tinha-se preparado para a disputa;
Tinha se preparado... – polêmico.
d) Estou-me acostumando.
Próclise ao primeiro verbo é sempre correta, salvo haver palavra atrativa.

08) Há erro de colocação pronominal em:
a) Tenho lhe dito muitas coisas.
Pronome “solto” entre dois verbos – polêmico;
b) Queria fazer-lhe uma pergunta.
Infinitivo aceita a ênclise – correto;
c) Alguém (pronome indefinido – fator de próclise) deseja-me falar. – Alguém me deseja falar ou Alguém deseja falar-me ou Alguém deseja me falar (polêmico);
d) Nunca (advérbio – fator de próclise) posso receber-te.
Infinitivo aceita a ênclise – ou Nunca te posso receber.

09) Marque a frase que permite outra colocação do pronome, segundo a língua padrão.
a) Sempre (advérbio – fator de próclise) vos respeitei.
b) Informou-nos do resultado. (não se inicia oração por pronome oblíquo)
c) Incluí-lo-ei (verbo no futuro do presente do indicativo sem palavra atrativa – mesóclise) no quadro de pesquisadores.
d) Estou-lhe obedecendo.
Gerúndio aceita a ênclise – Estou obedecendo-lhe também está correto.

10) Assinale a frase perfeita quanto à colocação pronominal.
a) Nos pediram uma posição definitiva.
Pediram-nos...
b) Tudo (pronome indefinido – fator de próclise) mostrava-me o perigo.
Tudo me mostrava...
c) Não (advérbio – fator de próclise) te quero preocupar.
Ou:  Não quero preocupar-te
d) Haviam explicado-me a situação.
PARTICÍPIO NÃO ACEITA A ÊNCLISE!!
Haviam-me explicado ou haviam me explicado (polêmico)

11) Na frase “O homem que, apesar de carente, se afasta de todos, precisa conscientizar-se (infinitivo aceita a ênclise) de que somos seres sociais e, por isso, uns necessitamos dos outros;
nesse caso, ser humilde é o melhor que se pode fazer pela felicidade”, temos quantos erros de colocação pronominal?
a) nenhum
b) um
c) dois
d) três.
Via de regra: “que atrai o se”.

12) (Fiscal de Rendas/RJ) “Buscar a racionalização e redução de custos que poderão refletir-se beneficamente sobre os preços futuros.”
Das alterações processadas na parte sublinhada da passagem acima, aquela em que a colocação do pronome átono contraria a norma gramatical vigente no Brasil é:
a) que deveriam ter-se refletido (infinitivo aceita a ênclise)
b) que estarão refletindo-se (gerúndio aceita a ênclise)
c) que estarão-se refletindo (“que atrai o se”)
d) que se deveriam refletir
e) que deveriam se refletir (polêmico – a banca aceitou)

13) (EFOMM) Indique a opção em que se cometeu erro quanto à colocação do pronome pessoal.
a) Tinha-me esquecido.
b) Ter-me-ão elogiado.
c) Tenho-me esquecido.
d) Temo-nos lembrado.
e) Teria-me (Ter-me-ia – verbo no futuro do pretérito – mesóclise) alegrado.

14) (MAGISTÉRIO/RJ) A opção em que o pronome está colocado indevidamente é:
a) Vou-te contar um fato interessante.
b) Quero-lhe dizer uma coisa importante.
c) Darei-lhes (verbo no futuro do presente do indicativo – mesóclise – Dar-lhes-ei) a conhecer o segredo do cofre.
d) Estou-me lembrando de uma coisa muito engraçada.
e) Mandei-vos prender, senhor Conde, por vossas impertinências.

15) (SAÚDE/RJ) Observe as seguintes colocações do pronome átono:
(1) “é verdade que não (advérbio – fator de próclise) me tenho dedicado muito na busca”
(2) é verdade que não tenho-me dedicado muito na busca
(3) é verdade que não tenho me dedicado muito na busca (polêmico – a banca considerou certo)
(4) é verdade que não tenho dedicado-me muito na busca. (particípio não aceita a ênclise!!)
Com base na norma culta do Brasil, podemos afirmar que o pronome átono está colocado corretamente nas frases com os seguintes números.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 2 e 3
d) 2 e 4
e) 3 e 4

16) Assinale o único exemplo de colocação de pronome pessoal átono que a língua literária evita.
a) Tenho dito-lhe (particípio não aceita ênclise!!) boas verdades.
b) Eu tenho-lhe dito boas verdades.
c) Eu lhe tenho dito boas verdades.
d) Já lhe tenho eu dito boas verdades.
e) Eu lhe tenho já dito boas verdades.

17) (UFRJ) Assinale o único exemplo em que há erro indiscutível na colocação do pronome átono.
a) Quem lhe teria contado o segredo?
b) Quem teria lhe contado o segredo?
c) Ter-lhe-iam contado o segredo?
d) Quem teria contado-lhe (particípio não aceita ênclise!!) o segredo?
e) O segredo, ter-lho-iam contado?
Teriam contado o segredo a ele?
O segredo – objeto direto;
a ele – objeto indireto.
Ter-lho-iam – lho = lhe + o;
lhe – objeto indireto
o – objeto direto pleonástico

18) (UFF) Numa das frases abaixo, a colocação do pronome pessoal átono não obedece às normas vigentes. Assinale-a.
a) Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
b) Tenho prevenido-o (particípio não aceita ênclise!!) várias vezes.
c) Quem nos dará razões?
d) Nunca nos diriam inverdades.
e) Haviam-no procurado por toda a parte.

19) (TRE/RJ) De acordo com a norma culta, há erro na colocação do pronome sublinhado na seguinte alternativa.
a) A paz lhes seja concedida.
b) O júri vai entregar-lhe o prêmio amanhã.
c) Não lembrarei-me nunca do que você disse. = Não me lembrarei...
d) Eu já tinha lido aqueles livros que me deram.
e) O professor disse-nos que não haveria mais tempo.

20) A frase em que a colocação do pronome átono está em desacordo com as normas vigentes no português padrão do Brasil é:
a) A ferrovia integrar-se-á nos demais sistemas viários.
b) A ferrovia deveria-se (dever-se-ia) integrar nos demais sistemas viários.
c) A ferrovia não tem se integrado nos demais sistemas viários.
d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas viários.
e) A ferrovia não consegue integrar-se nos demais sistemas viários.

21) (UGF) Assinale a frase em que se admite outra colocação, igualmente correta, do pronome oblíquo átono, sem o acréscimo de outra palavra.
a) Nunca se intrometa onde não é chamado.
b) Tenho-te procurado há vários dias.
c) Pedir-lhe-ei um favor.
d) Os alunos se retiraram. (Substantivo – próclise é facultativa – poderia ser os alunos retiraram-se)
e) Nada me detém.

22) (AFRF) Indique o período que apresenta colocação pronominal contrária à regras da norma padrão.
a) Causou-lhe decepção a reação inesperada da irmã, embora não lhe ficasse querendo mal por isso.
b) Ai! Nem (E não) me quero lembrar dos dias em que andavam se agredindo sem quê nem porquê! (pronome solto entre os verbos – polêmico)
c) Ninguém (pronome indefinido – fator de próclise) dirigiu-se ao chefe, em ocasiões como aquela, dando-se ares de tanta importância!
d) Depois de algum tempo, os amigos se reencontraram, muitos sem nem o terem desejado.
e) Nunca lhe darei tanto dinheiro, que o faça tornar-se um beberrão.


Um comentário: