sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Diário do Leal Concursos - 8/12/2017 - Colocação Pronominal - Parte 2 - mais 100 frases analisadas!

Essa é a segunda bateria de exercícios sobre Colocação Pronominal.  A primeira, também toda resolvida e comentada, você confere AQUI

De acordo com a norma culta, as colocações abaixo estão certas ou erradas?

01)   Convidaram-me (ÊNCLISE – pronome após o verbo) para a festa.
(VERBO NO INÍCIO DA ORAÇÃO) (CERTO)

02)   Revelaram-nos (ênclise – pronome após o verbo) os verdadeiros motivos.
(VERBO NO INÍCIO DA ORAÇÃO – CERTO)

03)   Oriente-se, menino!
(VERBO NO IMPERATIVO/VERBO NO INÍCIO DA ORAÇÃO – CERTO)

04)   Nunca me informaram (PRÓCLISE – PRONOME ANTES DO VERBO) a verdade sobre o partido.
(ADVÉRBIO – PALAVRA ATRATIVA - ATRAI O PRONOME – CERTO)

05)   Aqui, trabalha-se com afinco. 
(CERTO – A PAUSA “DESFAZ O FATOR DE PRÓCLISE”)

06)   Aqui se trabalha com afinco.
(ADVÉRBIO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

07)   Todos se retiraram da sala.
(PRONOME INDEFINIDO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

08)   Alguém me informou a verdade.  (PRONOME INDEFINIDO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

09)   Nada me aborrece
(PRONOME INDEFINIDO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – PRONOME ANTES DO VERBO – CERTO)

10)   Embora me informassem os verdadeiros motivos, não acreditei.
(CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

11)   A pessoa que me informou sobre o curso não veio.
(O “QUE” ATRAI O PRONOME – CERTO)

12)   Quem nos disse que a crise acabou?  (PRONOME INTERROGATIVO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

13)   Deus te abençoe.
(EXPRESSÃO OPTATIVA – OPINIÃO, DESEJO – PRÓCLISE – CERTO)

14)   Quanto nos custou tal procedimento?  (PRONOME INTERROGATIVO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

15)   Convidar-me-ão (MESÓCLISE – PRONOME NO MEIO DO VERBO) para a cerimônia.
(VERBO NO FUTURO DO PRESENTE – CERTO)

16)   Convidar-me-iam para a cerimônia.
(VERBO NO FUTURO DO PRETÉRITO – MESÓCLISE – CERTO)

17)   Não (advérbio – palavra atrativa) convidar-me-ão para a cerimônia.
(ERRADO – NÃO ME CONVIDARÃO...)

18)   Alunos, comportem-se!
(VERBO NO IMPERATIVO – ÊNCLISE – CERTO)

19)   Não se quebra a palavra empenhada. (ADVÉRBIO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

20)   Ele queixou-se da cama dura.
(PRONOME PESSOAL RETO – PRÓCLISE OU ÊNCLISE – FACULTATIVO)

21)   Ele se queixou da cama dura.
(PRONOME PESSOAL RETO – PRÓCLISE OU ÊNCLISE – FACULTATIVO)

22)   Paulo se levantou cedo.
(SUBSTANTIVO COMO SUJEITO – PRÓCLISE OU ÊNCLISE – FACULTATIVO)

23)   Paulo levantou-se cedo. 
(SUBSTANTIVO COMO SUJEITO – PRÓCLISE OU ÊNCLISE – FACULTATIVO)

24)   Quando me viu, saiu correndo.   (CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

25)   Jamais te decepcionaria. 
(ADVÉRBIO ATRAI O PRONOME – PRÓCLISE – CERTO)

26)   Se vive triste sem amor, por que não amar?  (O “SE” NESSE CASO É CONJUNÇÃO – CERTO)

27)   Ninguém se daria bem naquele trabalho. (CERTO)

28)   Sairei, já que não me respeitam naquele ambiente. (CERTO)

29)   se nota a alegria dela. (CERTO)

30)   não se ama como Cristo ensinou.  (CERTO)

31)   se não ama como Cristo ensinou. (CERTO)

32)   Vocês podem dizer-me o que isto significa? (CERTO – O INFINITIVO ACEITA A ÊNCLISE)

33)   Vocês podem-me dizer...?
(CERTO – ênclise ao primeiro verbo)

34)   Vocês podem me dizer o que isto significa? (PRONOME SOLTO ENTRE OS VERBOS – POLÊMICO)

35)   Se (CONJUNÇÃO) conseguisse desabafar,
sentir-se-ia mais aliviado.
(VERBO NO FUTURO DO PRETÉRITO – MESÓCLISE – CERTO)

36)   Em se pondo o sol (primeira oração), vão-se (oração iniciada por verbo) os pássaros (segunda oração).
(EM + VERBO NO GERÚNDIO – PRÓCLISE – CERTO)

37)   Contarei-lhe o segredo na hora oportuna.  (CONTAR-LHE-EI – VERBO NO FUTURO DO PRESENTE – ERRADO)

38)   Não, disse-me ela, não me deve mais nada.  (AMBOS CERTOS)

39)   Nunca soubemos quem os roubava na loja. (PRONOME INDEFINIDO – PRÓCLISE)

40)   A festa, que realizar-se-á na próxima semana, promete ser um sucesso.
(O “QUE” SEMPRE ATRAI O PRONOME, DESFAZENDO A MESÓCLISE – QUE SE REALIZARÁ... – ERRADO)

41)   Quando se fez de ingênuo, ele conseguiu que todos o inocentassem das responsabilidades que lhe cabem.
(CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA E O PRONOME INDEFINIDO ATRAEM O PRONOME – CERTO)

42)   Tenho-o visto sempre aqui. (CERTO)

43)   Tenho o visto sempre aqui (POLÊMICO)

44)   Tenho visto-o sempre aqui (ERRADO – O PARTICÍPIO NÃO ACEITA A ÊNCLISE!!!!!!!!)

45)   Que bons ventos levem-no!
(EXPRESSÃO OPTATIVA – PRÓCLISE – ERRADO – BONS VENTOS O LEVEM)

46)   Se me veem aqui, estou perdido! (CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA ATRAI O PRONOME – CERTO)

47)   Aqui deu-se uma grande tragédia da história. (ADVÉRBIO ATRAI O PRONOME – AQUI SE DEU... – ERRADO)

48)   Eis a casa onde (NA QUAL) escondiam-no. 
(PRONOME RELATIVO É FATOR DE PRÓCLISE – ERRADO – ONDE O ESCONDIAM)

49)   Nunca me esquecerei de sua ajuda.
(O ADVÉRBIO “DESFAZ” A MESÓCLISE – CERTO)

50)   Quando chamaram-me, era muito tarde. (CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA ATRAI O PRONOME – QUANDO ME CHAMARAM – ERRADO)

51)   Ter-lhe-iam falado a respeito do Leal Concursos.
(VERBO NO FUTURO – MESÓCLISE – CERTO)

52)   Jamais lhe teriam falado a respeito do Leal Concursos. 
(ADVÉRBIO DESFAZ A MESÓCLISE – CERTO)

53)   Jamais teriam falado-lhe a respeito do Leal Concursos.  (PARTICÍPIO NÃO ACEITA A ÊNCLISE!!!!!!!! – ERRADO)

54)   Tudo fez-se como combinado.
(PRONOME INDEFINIDO – FATOR DE PRÓCLISE)

55)   Este que fala-vos nunca mente.
(QUE ATRAI O PRONOME – ERRADO)

56)   “Aqui, em se plantando, tudo dá”. (Pero Vaz de Caminha) (EM + SE + GERÚNDIO – CERTO)

57)   Em se tratando de arrumar confusão, sou mestre. (CERTO)

58)   Tratando-se disso, podemos contar com ele.  (VERBO NO INÍCIO DA ORAÇÃO – CERTO)

59)   Falaria-me tudo, se fizesse pressão. 
(FALAR-ME-IA – VERBO NO FUTURO – MESÓCLISE – ERRADO)

60)   Recusei a ideia que apresentaram-me.  (QUE ATRAI O PRONOME – ERRADO)

61)   Dizia ele coisas engraçadas, coçando-se todo. (CERTO)

62)   Ficarei no lugar onde (NO QUAL) me encontro. (Pronome relativo – fator de próclise – CERTO)

63)   Todos disseram-me a mesma coisa. (ERRADO – TODOS – PRONOME INDEFINIDO É FATOR DE PRÓCLISE)

64)   Dar-lhe-emos novas oportunidades. (CERTO)

65)   Agora, convenci-me da verdade. (CERTO)

66)   Agora convenci-me da verdade.  (ERRADO)

67)   A este compete, em se tratando do sangue do corpo da Pátria, revigorá-lo com o sangue do trabalho. (CERTO)

68)   Deus o livre de um tropeço na prova! (CERTO)

69)   Se o tempo melhorar, vou-me embora. (CERTO)

70)   Convencê-lo-ei a aceitar a proposta. (CERTO)

71)   Diria-se que os dias eram assim. 
(Dir-se-ia... ERRADO)

72)   Sobrando um dinheiro, mudo-me desta terra.  (CERTO)

73)   Em se falando de esportes, ele se alegrou. (CERTO ou ELE ALEGROU-SE)

74)   Em tratando-se de política, sempre discordava de mim.  (ERRADO)

75)   Tratando-se de política, sempre discordava de mim.  (CERTO)

76)   Corri para defendê-lo. (ERRADO – para – conjunção subordinativa)

77)   Corri para o defender.  (CERTO)

78)   Calei-me para não contrariá-lo.  (O infinitivo precedido por palavra negativa torna a próclise facultativa - CERTO)

79)   Calei-me para não o contrariar.  (CERTO)

80)   Todos corriam a ouvi-lo.  (CERTO)

81)   Todos corriam a o ouvir.  (ERRADO)

82)   Começou a maltratá-la.  (CERTO)

83)   Começou a a maltratar. (ERRADO)

84)   Procure suas colegas e convide-as para a festa. (e – conjunção coordenativa – próclise facultativa - CERTO)

85)   Os amigos o tinham prevenido. (CERTO ou OS AMIGOS TINHAM-NO PREVINIDO)

86)   Os presos tinham-se revoltado. (CERTO)

87)   Há de acostumar-se. (CERTO)

88)   Há de se acostumar.  (CERTO)

89)   Deixou de visitá-lo.  (CERTO)

90)   Deixou de o visitar.  (CERTO)

91)   Não o deixou de visitar.  (CERTO)

92)   Não deixou de visitá-lo.  (CERTO)

93)   Não deixou de o visitar.  (ERRADO)

94)   Vou-me arrastando. (CERTO)

95)   Vou arrastando-me.  (CERTO)

96)   Só me ofereceram um pedaço de pão. (CERTO - ADVÉRBIO)

97)   O rio, ora se estreita, ora se alarga caprichosamente. (CERTO)

98)   Quer nos atacasse, quer se escondesse, a onça era sempre um perigo. (CERTO)

99)   Devo calar-me. (CERTO)

100)                  Devo-me calar. (CERTO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário