domingo, 10 de abril de 2016

Interpretação se aprende interpretando - I

NO LEAL CONCURSOS, HAVERÁ, EM TODAS AS AULAS DE PORTUGUÊS, UM MOMENTO ESPECIALMENTE DEDICADO À QUESTÕES SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, O "CALCANHAR-DE-AQUILES" DA MAIORIA DOS ESTUDANTES.  

EIS NOSSA PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS DO PROJETO "INTERPRETAÇÃO SE APRENDE INTERPRETANDO", QUE SERÁ RESOLVIDA NO LEAL CONCURSOS EM BREVE.

(Analista Portuário - CODEBA - FGV/2016)  

Do relatório à pizza

Nos últimos anos, relatórios produzidos por Comissões Parlamentares de Inquérito têm merecido destaque na mídia nacional por impactos das denúncias que investigam. Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos.
Muitos jornais publicam trechos dos relatórios produzidos por essas comissões de inquérito. De modo geral, porém, as expectativas dos eleitores são frustradas quando veem relatórios que apontam responsabilidades por crimes de corrupção e desvio de verbas públicas serem “engavetados” sem que os responsáveis sejam punidos. (João Montanaro, Folha de São Paulo, 19-05-2012) 

01)  No texto, o termo que exerce uma função sintática diferente das demais é:
(A) por Comissões Parlamentares de Inquérito.
(B) por impactos das denúncias que investigam.
(C) por canais de televisão.
(D) por milhares de brasileiros interessados.
(E) por seus representantes legislativos. 

02)  Sobre a expressão inicial do texto – Nos últimos anos –  assinale a afirmativa correta.
(A) Localiza temporalmente a ação da oração seguinte.
(B) Indica precisão na quantificação dos anos referidos.
(C) Inclui obrigatoriamente a última década.
(D) Ironiza o trabalho legislativo brasileiro.
(E) Mostra a lentidão dos trabalhos das comissões. 

03)  O segundo período do texto tem a função de
(A) destacar um aspecto positivo do trabalho político.
(B) mostrar o interesse do público pelo trabalho das comissões.
(C) explicar o significado de uma expressão anterior.
(D) explicitar o que foi feito nos últimos anos.
(E) detalhar algumas das denúncias referidas. 

04)  “Algumas das sessões de inquérito são transmitidas por canais de televisão e acompanhadas por milhares de brasileiros interessados no resultado das investigações conduzidas por seus representantes legislativos”. Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa inadequada.
(A) “transmitidas”, “acompanhadas” e “conduzidas" são palavras formalmente idênticas.
(B) “milhares de brasileiros” equivale semanticamente a “brasileiros aos milhares”.
(C) “no resultado das investigações” funciona como complemento do adjetivo “interessados”.
(D) O possessivo “seus” tem por referente “brasileiros”.
(E) A forma “sessões” está incorreta, devendo ser substituída por “seções”. 

05)  “Algumas das sessões” e “Muitos jornais” indicam
(A) quantidade determinada e valorização das sessões e dos jornais.
(B) quantidade indeterminada e desvalorização das sessões.
(C) grande número e especificação dos jornais.
(D) pequeno número e desqualificação de sessões e jornais.
(E) número impreciso e indefinição de sessões e jornais. 

06)  Ao dizer que alguns relatórios são “engavetados”, o texto quer dizer que esses relatórios
(A) devem ser divulgados.
(B) são votados apressadamente.
(C) são deixados de lado.
(D) apontam responsabilidades políticas.
(E) passam a ser secretos. 

LEAL CONCURSOS - CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS - MÓDULO 1 - SINTAXE

Vamos abordar os conteúdos mais importantes e cobrados da sintaxe da língua portuguesa, através de CENTENAS E CENTENAS de exercícios.

MÁXIMO DE 8 ALUNOS POR HORÁRIO!

SÁBADOS:  11 às 13 h ou das 16 às 18 h;

DOMINGOS:  11 às 13 h;

SEGUNDAS:  11 às 13 h;

INÍCIO:  A partir de 16/4.

DURAÇÃO:  8 semanas (após as 8 semanas, o aluno pode - e deve - continuar sua preparação fazendo o MÓDULO 2, também com 8 semanas de duração, que começará na semana seguinte após o término do MÓDULO 1)

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