terça-feira, 12 de setembro de 2017

Diário do Leal Concursos - 11/09/2017 - 35 questões de Português da ESA/EEAR resolvidas e comentadas

Eu só consigo, numa aula, abordar tantos exercícios e questões de prova porque trabalho com turmas pequenas e com uma carga horária gigantesca.  Se é isso que você está procurando e se é disso que você precisa pra aprender de verdade, me procure o quanto antes!  Diversas opções de horário - 21 97380-3201 (WhatsApp)

01) (ESA/2017) Em todas as alternativas, há Orações Subordinadas Adverbiais, exceto:
A) Estude bastante, porque amanhã haverá uma prova.
(oração coordenada sindética explicativa)
B) Estudou tanto que teve um ótimo desempenho na prova.
(oração subordinada adverbial consecutiva)
C) Você terá um excelente desempenho desde que estude.
(oração subordinada adverbial condicional)
D) Os alunos realizaram a prova assim que chegaram na escola.
(oração subordinada adverbial temporal)
E) Não compareceu à aula ontem porque viajou.
(oração subordinada adverbial causal)

02) (ESA/2017) Assinale a alternativa em que os vocábulos estejam acentuados pela mesma razão.
A) parabéns, álbuns
(oxítona terminada em en/ens e paroxítona terminada em um/uns)
B) exército, jóquei
(proparoxítona e paroxítona terminada em ditongo)
C) hífen, também
(paroxítona terminada em n e oxítona terminada em “em”)   
D) chapéu, herói
(oxítona terminada em “éu” e oxítona terminada em “ói" – ambas terminadas em ditongo semiaberto, portanto)   
E) lápis, país
(paroxítona terminada em “is” e hiato)

03) (ESA/2017) Marque a única alternativa em que as palavras não se formam pelo processo de composição.
A) beija-flor; pernalta
(composição por justaposição; composição por aglutinação = perna + alta)
B) amanhecer; desalmado (ambos derivação parassintética)
C) embora; segunda-feira
(composição por aglutinação = em boa hora; composição por justaposição)            
D) pé-de-meia; aguardente
(composição por justaposição; composição por aglutinação = água + ardente)
E) tira-teima; madrepérola
(ambos composição por justaposição)

04) (ESA/2017) São exemplos de verbos impessoais (verbos que não possuem sujeito):
A) alvorecer, chover, anoitecer e trovejar.
(verbos que indicam fenômenos naturais são impessoais)
B) amar, morrer, crescer e ser.
C) haver, fazer, parecer e ser.
D) correr, jogar, cantar e partir.
E) anoitecer, chuviscar, nevar e falar.

05) (ESA/2017) Destaque a alternativa em que o termo sublinhado seja um objeto indireto:
A) Vou descobrir mundos.
(objeto direto)
B) Já tenho seis gatos em casa.
(seis gatos – objeto direto; seis – adjunto adnominal)
C) Não recebo dinheiro há muito tempo.
(objeto direto)
D) Não quero que fiques triste.
(oração subordinada substantiva objetiva direta)
E) Cantava para os amigos.
(objeto indireto – note a preposição “para”)

OBS.:  Luís Melodia cantava (muito bem – adjunto adverbial). – verbo intransitivo
Quando jovem, eu cantava (música gospel – objeto direto) na igreja – verbo transitivo direto

06) (ESA/2017) São exemplos de verbos da 2ª conjugação:
A) cantar, ficar, remar e amar – 1ª conjugação
B) compor, depor, dever e temer – 2ª conjugação: pôr antigamente era “poer”)
C) sorrir, partir, dormir – 3ª conjugação
D) remar, receber, dever e dormir
E) fugir, ir, dormir e sorrir.

07) (ESA/2017) Assinale a alternativa que analisa correta, sintática e respectivamente os termos destacados na frase seguinte: “Pertencem-te todos os documentos.” = (Todos os documentos – sujeito) pertencem (a ti – objeto indireto).
A) Pronome oblíquo – sujeito
B) Objeto direto – objeto indireto
C) Objeto indireto – objeto direto
D) Objeto direto – sujeito
E) Objeto indireto – sujeito

08) (ESA/2017) Assinale a alternativa que preenche, de acordo com a norma padrão, as lacunas da seguinte frase: “O professor se referia _______ alunas (aos alunos) dispostas ________ vencer (não há crase antes de verbo) qualquer obstáculo do dia ______ dia. (não há crase entre palavras repetidas)
A) às – a – a              B) às – a – à
C) às – à – a              D) as – à – à       E) as – a – à
Obs.:  O mundo precisa declarar guerra à guerra!

09) (ESA/2017) Assinale a alternativa em que a concordância foi efetuada conforme a norma padrão.
A) Devem haver outras formas de executar a missão.
(Deve haver – haver no sentido de existir é impessoal)
B) Queria voltar a estudar, mas faltava-lhe recursos. (Recursos faltavam a ele – faltavam-lhe)
C) Não se admitirá exceções. (Exceções não serão admitidas – não se admitirão)
D) Basta-lhe duas ou três oportunidades para vencer. (bastam-lhe)
E) Fazia dez anos que ele não vinha a São Paulo. (fazer indicando tempo decorrido é impessoal, ficando no singular)

10) (ESA/2016) Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado de acordo com a norma culta.
A) Depois do acidente, passou à praticar esportes.
(não há crase antes de verbo)
B) Aquele aluno dedica-se à várias atividades extracurriculares.
(dedica-se a vários esportes; não há crase antes de pronome indefinido)
C) Os convidados chegaram ao local após às dez horas.
(após o meio-dia)
D) O turista dirigiu-se à essa instituição para obter orientações.
(dirigiu-se a esse balcão)
E) Esta é a obra à qual o jornalista se referiu em seu comentário.
(Este é o depoimento ao qual...)

11) (ESA/2016) No período: “Nós nos tornamos pavões exibicionistas.”, encontra-se a seguinte figura de linguagem (figura de palavra):
A) Comparação.         B) Eufemismo.     C) Prosopopeia.
D) Onamatopeia.       E) Metáfora

12) (ESA/2016) Assinale a alternativa em que há erro no emprego da vírgula:
A) Carla, leia o primeiro parágrafo para nós.  (vocativo)
B) Isabel, aluna aplicada do terceiro ano, faltou à aula de Cálculo.  (aposto)
C) Belo Horizonte, 13 de abril de 2015. (data)
D) Márcia trouxe para a sala de aula seus cadernos, livros, réguas, lápis e borracha.  (enumeração)
E) Márcia, comprou, os últimos livros da Livraria Virtual.
(não se separa o sujeito de seu verbo nem este de seu complemento por vírgulas; a frase está na ordem direta)

13) (ESA/2016) Assinale a palavra abaixo cujo prefixo apresente o mesmo valor semântico do prefixo componente de desatentos.
A) Antibiótico.     B) Importação.    C) Insatisfeito.
D) Adjacência.     E) Antebraço.
14) (ESA/2016) Os dois vocábulos em destaque nos enunciados a seguir possuem função morfológica e sintática idênticas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas funções. “Há pai que (= o qual) nunca viu o próprio filho.
Antecedente – pai
Substituindo o que pelo antecedente: Pai nunca viu o próprio filho – pai é sujeito, logo, o que é sujeito.

Marido que
(= o qual) nunca viu a própria mulher.”
Antecedente – marido
Substituindo o que pelo antecedente:  Marido nunca viu...
Marido é sujeito, logo, o que é sujeito.

A) pronome relativo; objeto direto.
B) conjunção subordinativa integrante; objeto direto.
C) pronome relativo; sujeito.
D) conjunção coordenativa explicativa; adjunto adnominal.
E) preposição; sujeito.

15) (ESA/2016) Das frases a seguir, a única inteiramente de acordo com as regras de concordância verbal é:
A) A rede de coleta e de tratamento de esgoto possuem (possui) tubulações mais estreitas que as galerias pluviais nas ruas.
B) Na sala de aula, haviam (havia) inúmeros quadros de artistas renomados.
C) Ocorreram, naquele mesmo ano, acontecimentos extraordinários.
D) Podem (Pode) trazer sérias consequências ao planeta a falta de cuidados com o ambiente
E) O técnico e o presidente da empresa chegou (chegaram) muito cedo ao local do acidente.
Obs.: Chegou (ou Chegaram) o técnico e o presidente da empresa... – concordância atrativa

17) (ESA/2016) O desafio consiste em garantir o abastecimento às grandes cidades brasileiras nos próximos anos, uma vez que é previsto crescimento populacional e, consequentemente, aumento das demandas de consumo. A conjunção em negrito
A) conecta orações integrantes.    
B) inicia uma oração coordenativa.
C) expressa causa.
D) denota finalidade
E) é indicadora de explicação

18) (EEAR/2012) Assinale a alternativa em que se encontra uma oração subordinada adverbial.
a) “Ali se perdem/como se perde a água derramada.”
(oração subordinada adverbial comparativa)
b) “Todas as coisas de que fala estão/na cidade entre o céu e a terra.”
c) “Nunca me esquecerei que no meio do caminho/tinha uma
pedra.” = Nunca me esquecerei (de) que tinha uma pedra no meio do caminho – (oração subordinada substantiva objetiva indireta)
d) “Minha terra tem palmeiras /onde (nas quais) canta o sabiá.”
(oração subordinada adjetiva restritiva)

19) (EEAR/2012) Relacione as colunas de acordo com o valor semântico das conjunções coordenativas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
(1) O político não agiu com lealdade; perdeu, pois (= portanto), na disputa para a reeleição.
(2) Não solte balões, que (= pois, porque) pode causar incêndio.
(1) Choveu vários dias sem parar, por conseguinte (= logo, portanto) houve enchente no sul.
(3) Ele foi eleito, não obstante (= mas, porém) suas loucuras não tinham o apoio da população.
(1) ideia de conclusão       (2) ideia de explicação
(3) ideia de adversidade
a) 2, 1, 1, 3  b) 3, 2, 1, 1  c) 1, 2, 1, 3  d) 1, 1, 2, 3

20) (EEAR/2012) Leia:
I. As palavras nuvens (não é acentuada) e melancia (não é acentuada) devem receber acento agudo, porque são, respectivamente, paroxítona terminada em -ens e paroxítona terminada em ditongo.
II. Deve receber acento agudo o i tônico das palavras raizes e
faisca. (Correto, regra do hiato)
III. É necessário o uso do acento agudo na antepenúltima sílaba
de sozinho e chapeuzinho. (Não devem ser acentuadas)
IV. As formas verbais vende-lo e encontra-la-ei devem ser acentuadas. (Correto)
Está correta a afirmação contida apenas em
a) II e IV.     b) I e III.      c) II e III.     d) I, II e IV.

21) (EEAR/2012) Assinale a alternativa em que aparece uma oração reduzida.
a) Como (= Conforme – conjunção conformativa) dizem os mais velhos, beleza não se põe na mesa.
b) Queremos isto: que (conjunção integrante) a distribuição de rendas seja mais justa.
c) Montada a feira de artesanato (oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio = Assim que foi montada a feira...), as pessoas entraram curiosas.
d) A resposta que (pronome relativo, introduz uma oração adjetiva restritiva) os policiais esperavam dos sequestradores não veio.

22) (EEAR/2012) Leia os versos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta com relação aos tipos de sujeito.
Faz (inexistente) tempo sim que não te escrevo (eu – oculto), Ficaram velhas todas as notícias (sujeito simples). Eu (simples) mesmo envelheci.”
a) simples, simples, indeterminado, oculto
b) simples, oculto, indeterminado, simples
c) sujeito inexistente , oculto, simples, simples
d) sujeito inexistente, oculto, indeterminado, oculto

23) (EEAR/2012) Estão grafadas corretamente todas as palavras em:
a) analisar, quisesse, invalidez.
b) prazeroso, freiada, azuleijo.
c) pequenês, calabreza, obsessão.
d) adolescência, excessão, chuchu.

24) (EEAR/2012) Assinale a alternativa incorreta em relação à classificação do predicado.
a) O choro parecia (verbo de ligação) um desabafo (predicativo). (Predicado nominal) (Correto)
b) Maria fez-se (= ficou – verbo de ligação) pálida (predicativo) com o incidente. (Predicado verbal) Predicado nominal
c) Os colegas consideram (verbo de ação; transobjetivo) Paulo (obj. direto) inteligente (predicativo do objeto). (Predicado verbo-nominal) (Correto)
d) Os bancários terminaram (verbo de ação) o trabalho (objeto direto) aliviados (predicativo do objeto).  (Predicado verbo-nominal) (Correto)

25) (EEAR/2012) Assinale a alternativa que apresenta a correta concordância da forma verbal destacada.
a) Ocorreu Ocorreram fatos, na vida daquele homem, que o tornaram uma pessoa amarga.
b) Houve razões para que aquele homem se tornasse uma
pessoa amarga. (haver no sentido de existir é impessoal, fica no singular)
c) Aquele homem é uma pessoa amarga, porque as
circunstâncias tornou-o tornaram-no assim.
d) Motivos existiu existiram para que ele se tornasse uma pessoa amarga.

26) (EEAR/2012) Observe os termos destacados nas frases abaixo e assinale a alternativa com a correta classificação sintática nos parênteses.
a) O técnico do time deu outra oportunidade ao jovem
goleiro. (objeto indireto) (obj. direto)
b) O técnico do time deu outra oportunidade ao jovem goleiro(objeto indireto)
c) O técnico do time deu outra oportunidade ao jovem goleiro. (objeto direto) (sujeito)
d) O técnico do time deu outra oportunidade ao jovem goleiro. (objeto indireto) (adjunto adnominal)

27) (EEAR/2012) Leia:
Minha suspeita (sujeito) é (verbo de ligação) que todos ficaram aliviados com a notícia.”
A oração em destaque no período acima classifica-se como
subordinada substantiva
a) apositiva.        b) subjetiva.        c) predicativa.
d) objetiva direta.

28) (EEAR/2012) Assinale a alternativa em que há voz passiva sintética (com a partícula se).
a) “A voz dela me chega aos ouvidos.”
b) “Sob o luar, abraçaram-se (pronome recíproco) vento e rosa (sujeito).”
c) “Suporta-se (partícula apassivadora) com paciência a cólica do próximo (sujeito).” = A cólica do próximo (sujeito) é suportada com paciência
d) “(...) ela (...) fora criada (ser + particípio) por uma parente muito madrasta má.” (voz passiva analítica)

29) (EEAR/2012) Na frase “Alguns políticos dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo(antítese), ocorre a mesma figura de linguagem presente em
a) “Ele enriqueceu por meios ilícitos. (eufemismo)
b) “Meu coração é um barco de velas içadas. (metáfora)
c) “As margaridas estremecem sobressaltadas. (prosopopeia)
d) “Eu preparo uma canção / que faça acordar os homens / e adormecer as crianças.”

30) (EEAR/2012) Qual das alternativas completa, correta e respectivamente, as lacunas do período abaixo?
À tarde (locução adverbial de tempo com palavra feminina), assistimos (verbo transitivo indireto – pede preposição a) à apresentação (ao espetáculo) da peça teatral e, a
seguir (não há crase antes de verbo), dirigimo-nos à estação (ao ponto) do metrô, onde ficamos à espera (loc.adv.com palavra fem.) de nossos pais.
a) À, à, a, a, a     b) A, a, à, à, a     c) À, à, a, à, à
d) A, a, a, à, à

31) (EEAR/2012) Observe: O pai dirige-se ao filho, explicando ao filho (objeto indireto – usa-se o lhe) que as regras da casa impediam o filho (obj.dir. – usa-se o “o”) de sair após o jantar.  Para se evitarem as repetições das palavras destacadas no período, devem ser feitas, de acordo com a língua culta, respectivamente, as seguintes substituições:
a) explicando-lhe, impediam-lhe
b) explicando-lhe, impediam-no
c) explicando-o, impediam-lhe
d) explicando-o, impediam-o

32) (EEAR/2012) Marque a alternativa em que a classificação do advérbio em destaque está incorreta.
a) “Provavelmente sinhá Vitória não estava regulando.” (dúvida)
b) “Os bons vi sempre passar/No mundo graves tormentos”
(tempo)
c) “Os rios que correm aqui / têm água vitalícia.” (lugar)
d) “Declarei muito verdadeiro e grande o amor que eu tinha a ela.” (modo) (intensidade)

33) (EEAR/2012) Coloque A para a presença de aposto e V para a presença de vocativo nas frases abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V) “Cobrar o cumprimento das promessas de campanha,
eleitores, é compromisso de todos.”
(A) “A pressa, inimiga da perfeição, propicia um trabalho de má
qualidade.”
(A) “O poeta Vinícius de Morais, na sua época, cantou o amor
em versos.”
(V) “Amo-te, ó rude e doloroso idioma. / És, a um tempo,
esplendor e sepultura.”
a) V – A – A – V
b) V – A – V – V
c) A – V – A – A
d) A – V – V – A

34) (EEAR/2012) Assinale a alternativa que contém a correta justificativa para a pontuação do texto abaixo.
“Naquela manhã de segunda-feira, (isola o adj.adv. de tempo deslocado) o rapaz voltou à cidade, (antes da conjunção adversativa mas) mas, ao fechar negócio, (marcam a intercalação da oração adverbial temporal reduzida de infinitivo) percebeu que as contas estavam erradas.”

a) No texto devem ser usadas quatro vírgulas: para isolar o
adjunto adverbial Naquela manhã de segunda-feira; antes
da conjunção adversativa mas e para intercalar a oração
adverbial ao fechar negócio.

b) Com uma vírgula, deve-se isolar o adjunto adverbial
Naquela manhã de segunda-feira e com outra, a oração
adjetiva explicativa que as contas estavam erradas.

c) Faltam apenas duas vírgulas no texto: depois de o rapaz,
para separar o sujeito do predicado, e antes da conjunção
adversativa mas.

d) Devem-se usar duas vírgulas obrigatórias para separar o
adjunto adverbial à cidade, que está intercalado, e uma após a conjunção mas.

34) (ESA/2014) Marque a opção cuja palavra apresente um prefixo com o mesmo significado do prefixo destacado na palavra “inverdades":
A) afônico B) iminente C) encéfalo D) anteposto E) introvertido

35) (ESA/2014) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal:
A) O bom cidadão
obedece (pede preposição a) as às leis e os aos regulamentos.
B) O caçador visou
(no sentido de mirar, não pede preposição) ao o alvo, disparou o tiro, mas não acertou.
C) Assistimos (no sentido de ver pede preposição a) o
ao desfile cívico ao lado do palanque das autoridades.
D) Lembrei
(quando não usado na forma pronominal não pede preposição) a resposta correta no último minuto de prova.
E) O estabelecimento de ensino já informou
(VTDI) aos alunos das as notas das provas finais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário